Adab inicia 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Aftosa

AGRICULTURA 03 , novembro de 2021

A 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia tem como objetivo vacinar todos os animais jovens de zero a 24 meses. Este ano a Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) está colocando toda a estrutura técnica e de pessoal para que os produtores vacinem, declarem e realizem a autodeclaração da geolocalização das propriedades. Cerca de 70% do total de vacinas necessárias para a imunização dos quase 4 milhões de animais jovens já estão disponíveis para os produtores.

A partir de agora, a Adab busca o status de Zona Livre da Aftosa Febre Aftosa sem Vacinação e, para isso, é preciso cumprir com outras exigências estabelecidas pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), entre elas a geolocalização das propriedades.

O estado possui um rebanho com mais de 11 milhões de cabeças de gado e há 24 anos é considerado zona livre de febre aftosa. "A expectativa é de que após a vacinação do próximo ano seja avaliada a possibilidade da retirada da vacina, por conta da erradicação da doença em território baiano", afirma Lucas Coelho, Diretor de Unidade da Adab de Porto Seguro, que atua em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.

Secom "“ Prefeitura de Porto Seguro