Programa de Referência Secundária de Hanseníase na Terra Mãe do Brasil

SAÚDE 13 , outubro de 2021

A Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria da Saúde oferece um atendimento qualificado a partir do diagnóstico precoce e esclarece a população de Porto Seguro e municípios circunvizinhos que hanseníase tem cura.

Ao primeiro sinal sugestivo de lesão hansênica, imediatamente dirija-se a uma Unidade de Saúde para ser avaliado por um profissional.

A Drª Carla Mattos, médica dermatologista, sendo a única médica prescritora do medicamento Talidomida nos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabralia e Belmonte, atende na Policlínica Municipal.

Atualmente 50 pacientes estão em acompanhamento e uso regular da  medicação.

Os agendamentos são realizados diretamente entre os profissionais da unidade  e com a enfermeira do Programa de Referência Liliana Zoche.

A doença atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés, caso não for tratada, ela pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, pés, nariz, orelhas e olhos. Pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças e é transmitida de pessoa para pessoa pela respiração.

Quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais rápido o paciente alcança a cura da doença e diminui a cadeia de transmissão.