5º edição do Novembro Azul é oficialmente lançada em Porto Seguro

A Prefeitura de Porto Seguro lançou oficialmente, na manhã de terça-feira, 9/11, a 5º edição do Novembro Azul, em dose dupla, voltado a população masculina, com a finalidade de associar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e o combate ao diabetes mellitus.  A cerimônia de abertura, promovida pela Secretaria de Saúde, aconteceu na Câmara de Vereadores, sendo prestigiada pelo secretariado municipal, representantes do poder legislativo, servidores da saúde e sociedade civil.

Para a composição da mesa diretiva, o relevante evento contou com a presença da prefeita Cláudia Oliveira, do secretário de saúde, Kerrys Ruas, do presidente da câmara de vereadores, Evai Fonseca, além da participação do superintendente da atenção básica, Gleison Souza, da diretora do programa saúde do homem, Thais Barbosa, do diretor do programa de doenças crônicas, Márcio Luiz Silva, bem como a diretora do TFD, Shirley Rocha e o médico urologista, Drº Bernardo Xavier.

De acordo com a prefeita, o incentivo as ações de promoção e prevenção à saúde masculina, no novembro azul, deve-se a integralidade da rede de serviços ofertados na pasta da saúde, durante todo o ano. “O Novembro Azul é um mês exclusivo dedicado não apenas à prevenção do câncer de próstata, como também do diabetes, e de tantos outros agravos, mas buscamos, ao longo do ano, oferecer à integralidade dos serviços para a população masculina.  Esse é o momento de chamarmos a atenção dos homens, buscando efetivamente mobilizá-los, para que tenham prolongação da vida, com saúde, através dos cuidados essenciais. Mas é necessário que compareçam as unidades de saúde, distribuídas no município e façam os exames”, enfatiza.

Relato de superação

Em um dos momentos emocionantes do evento, Marco Antônio dos Santos, 66 anos, descreveu o caminho percorrido desde o diagnóstico do câncer de próstata, em 2017, até a obtenção da alta médica. “Hoje, eu estou curado, graças a Deus, a prefeitura de Porto Seguro e a cooperação de tantos profissionais da secretaria de saúde que me acolheram. Descobri a doença no novembro azul do ano passado. Esse  projeto trouxe a minha vida de volta. Fiz todo tratamento necessário e o médico me deu alta. Grande é a minha gratidão a todos vocês”, confirma.

Homenagens

Em reconhecimento ao legado profissional e humano de homens que fazem a história de Porto Seguro, foram entregues placas temáticas “Homem que se cuida”. Receberam homenagens o secretário de saúde, Kerrys Ruas, secretário de comunicação, Cezar Aguiar, superintendente de regulação, controle e avaliação, Luciano Reis, o vigilante da unidade de saúde Edson Martins, Robson Alcântara Teixeira e o paciente Marco Antônio dos Santos.

Apresentação Cultural

A programação prosseguiu com a apresentação cultural, liderada pela jovem bailarina Dênilly Sampaio Viana de Souza, momento artístico que encantou o público presente.

Programação técnica

Na sequência, o diretor do programa de doenças crônicas, Márcio Luiz, descreveu o cenário epidemiológico do diabete mellitus no município de Porto Seguro. Entre os indicadores fornecidos, ênfase aos 860 pacientes diabéticos acompanhados na atenção básica, que recebem tratamento nas unidades de saúde, sendo beneficiados com atenção integral por meio do recebimento de glicosímetro para monitoramento da glicemia capilar, e mensalmente recebem tira teste, lanceta e seringa. Cerca de 2.164 pacientes portadores da diabetes tipo II  recebem  acompanhamento e tratamento medicamentoso custeado pelo SUS.

O público conferiu também a apresentação da diretora do programa saúde do homem, Thais Barbosa, que apontou os atuais indicadores do câncer de próstata em Porto Seguro. Em 2018, 12 novos casos da doença foram diagnosticados no município. Atualmente, 49 pacientes são submetidos a tratamento do câncer de próstata. Até outubro desse ano, 1445 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) foram realizados no Laboratório Central (LACEN) de Saúde Pública de Porto Seguro.  A diretora destacou o cronograma do novembro azul, que  inclui  a Quinta-Feira Azul, com horários diferenciados de atendimentos, nas unidades de saúde Heraldo Lima, Praça do Coelho, Arraial Bairro e Trancoso, das 18 às 21h, a fim de ampliar o acesso aos serviços de saúde e a adesão masculina.

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro