6º edição do Porto Seguro Rosa encerra com grande caminhada

22

A 6ª caminhada pela vida em favor da conscientização e prevenção do câncer de mama, causa que motiva a campanha do Outubro Rosa desenvolvido desde 2013, encerrou o extenso calendário de atividades implementadas durante o mês nas unidades de saúde da família, com ampliação ao acesso de exames preventivos, rastreamento e diagnóstico por meio da mamografia.

Ruas do centro ficaram rosa

Promovido pela Prefeitura, em atuação integrada a Secretaria de Saúde, o evento teve início com a concentração no Trevo do Cabral, destacando-se pelo  “Show das poderosas”, grupo  formado por agentes de saúde, enfermeiras e preparadora de educação física da unidade de saúde do Areião, responsáveis por apresentar coreografia contendo música educativa sobre a necessidade do autoexame. Em seguida, a multidão rosa percorreu as principais ruas do centro da cidade. O trajeto foi encerrado na Passarela do Descobrimento com a tradicional foto comemorativa.

Durante o percurso, a prefeita destacou o envolvimento da administração pública, além de reforçar a necessária participação social no combate ao câncer de mama. “Nossos profissionais no âmbito da saúde são preparados para atender as mulheres no decorrer de todo ano. Intensificamos os trabalhos de prevenção e diagnóstico no mês de outubro. Estamos fazendo nosso papel junto a sociedade. Mas precisamos continuar contando com a resposta da população em ir à unidade cuidar da saúde. O município obteve redução expressiva nos últimos 6 anos nos casos de morte por câncer de mama, após o  maior acesso aos exames de rastreamento e detecção precoce da doença, por meio da expansão aos exames de mamografia”, diz.

Engajamento responsável

Com muita música, faixas informativas e num clima de total responsabilidade, o importante engajamento em defesa à saúde da mulher recebeu adesão dos moradores, turistas e empresariado local, que atenderam o chamado da prefeita, Cláudia Oliveira, unindo-se ao secretário de saúde, Kerrys Ruas, em companhia da diretora do programa de sistema do câncer de colo do útero e mama, Vanessa Trevisol, dos secretários de governo, autoridades legislativas e profissionais da saúde.

Indicadores do Porto Seguro Rosa

Em 2018, com os contínuos esforços em identificar precocemente novos casos de câncer de mama, através do Programa Municipal de Saúde da Mulher, foram diagnosticadas de janeiro a agosto 30 mulheres portadoras da doença, sendo 59 mulheres identificadas com câncer do colo de útero. As pacientes recebem tratamento e acompanhamento do Tratamento Fora Domicílio.

 Os dados promissores desde a criação da Campanha do Porto Seguro Rosa apontam que a produção ambulatorial de mamografias viabilizadas no SUS de 2012 a 2018 somam 22 mil exames ofertados, de acordo com dados computados pelo Ministério da Saúde – Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) e SISCAN – Sistema de Informação do Câncer.

Secretaria de Saúde

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro