Abertas as matrículas para o Ensino de Jovens e Adultos

Jovens e adultos de Porto Seguro, que não tiveram a oportunidade de estudar, ou que não conseguiram concluir seus estudos no tempo regular, têm uma nova chance de voltar aos bancos escolares. Para os alunos com idade a partir de 15 anos, estão sendo ofertadas em todo o município mais de 5 mil vagas para o EJA (Ensino de Jovens e Adultos), em 27 escolas da rede municipal de ensino.
De acordo com a técnica pedagógica do EJA, Débora Mara Oliveira da Glória, a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Educação está se empenhando para garantir esse direito de acesso ao ensino gratuito destinas àquelas pessoas que desejam abrir novas perspectivas para seu futuro. “Muita gente, que deixou a escola por medo, vergonha, excesso de trabalho e outros motivos, têm, através do EJA uma nova chance de voltar para a sala de aula”, afirma a técnica.
Segundo ela, além de melhorar o nível de aprendizado, a educação pode proporcionar mais autonomia de jovens e adultos. “Muitas vagas de emprego exigem o ensino médio completo. Além da realização pessoal, um bom nível de escolaridade pode promover o acesso a melhores cargos nas empresas”, enfatiza.   Mara acrescenta que existem vagas disponíveis na sede, bairros, povoados, aldeias indígenas e até para comunidades específicas, como os ciganos.
Bons resultados nessa modalidade de ensino estão sendo obtidos também pelos profissionais da limpeza pública. Sob a coordenação pedagógica da professora Joanice Cardoso de Almeida, as aulas são ministradas pela professora Lucimara Silva em duas turmas, uma pelo Colégio Paulo Souto e outra pelo Colégio Anchieta, com aulas na garagem da Prefeitura, no Bairro Campinho.
“É um avanço muito grande para essas pessoas, que foram excluídas do direito à educação e agora se sentem valorizadas porque sentem que tem alguém olhando por elas”, resume a técnica pedagógica, Débora Mara.

Ascom – Prefeitura Municipal de Porto Seguro