Agricultores orgânicos do Extremo Sul se reúnem em Porto Seguro

108

Agricultores em processo de certificação orgânica de diversos municípios do Extremo Sul, representantes de associações de pequenos agricultores e lideranças indígenas participaram, na manhã de 29/08, no auditório do Centro de Regulação Dr. Heraldo Lima, em Porto Seguro, de mais uma reunião do Núcleo Monte Pascoal. O evento contou com a presença do secretário de Agricultura, Aliomar Bittencourt; do coordenador do Núcleo Monte Pascoal, André Mendonça e da coordenadora do Projeto Selo Orgânico, Adriana Rocha.

O processo de certificação orgânica na região é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Agricultura e a certificadora Rede Povos da Mata. “A agricultura orgânica é uma tendência mundial e nós somos pioneiros no Extremo Sul”, disse o secretário Aliomar Bittencourt. Segundo o secretário, a aquisição de um selo orgânico individual custaria em torno de R$ 20 mil, e através da Prefeitura esse custo cai para R$ 140 por ano.

“Hoje temos esse trabalho tão desenvolvido graças ao empenho da prefeita Cláudia Oliveira. Trouxemos profissionais capacitados para atuar nesse processo e hoje temos 130 famílias e oito aldeias indígenas envolvidos na certificação orgânica”, informou Bittencourt. O coordenador do Núcleo Monte Pascoal também falou da importância do apoio da atual gestão para o sucesso do projeto. “O apadrinhamento da Prefeitura e da Secretaria de Agricultura, que oferece apoio logístico e financeiro é fundamental para deslanchar o nosso projeto, como está acontecendo”, disse André Mendonça.

A indígena Andxra, presidente da Associação de Agricultores Novos Guerreiros se mostrou bastante otimista com o resultado do cultivo de alimentos orgânicos. “Com todo esse apoio estamos criando o nosso grupo orgânico, abraçando com todas as forças, porque é uma grande oportunidade de desenvolver a nossa cultura e os nossos conhecimentos”, salienta.
Ainda na pauta do encontro, os relatos dos trabalhos desenvolvidos em cada grupo, a solicitação de entrada de novos grupos, o relato da participação do Núcleo Monte Pascoal na Assembleia de Irecê, a escolha da logomarca do Núcleo, entre outros.

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro