Agricultores recebem apoio financeiro para incrementar a produção

Os pequenos agricultores de Porto Seguro e região em processo de certificação para a obtenção do Selo Orgânico receberam, dia 19/02, um estímulo especial para incrementar a produção em suas propriedades. Nesse dia, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, foram entregues os cheques, totalizando cerca de R$ 11 mil, para os responsáveis pelos projetos que se enquadraram nos critérios exigidos para receber o incentivo.
“Através do Projeto Selo Orgânico, desenvolvido em parceria com a Rede Povos da Mata, a Prefeitura de Porto Seguro mantém uma equipe técnica que acompanha os agricultores com oficinas, visitas técnicas e preenchimento dos documentos necessários para incentivar a produção e comercialização local dos alimentos orgânicos”, explica a coordenadora do projeto na Secretaria de Agricultura, Adriana Rocha.
De acordo com Tiago Tombini, presidente da Rede de Agroecologia Povos da Mata e fundador da ONG Mecenas da Vida, o objetivo do repasse do fundo destinado pela ONG é “fortalecer a produção e o beneficiamento das famílias dos agricultores e indígenas de Porto Seguro que aderiram ao processo de Certificação Orgânica Participativa e com isto gerar renda local”.
O apicultor Wellington Ribeiro Rego, que já possui a certificação, e sua esposa Jainir finalizaram sua agroindústria de beneficiamento de mel no final de dezembro de 2019 e estavam entre os  cinco projetos contemplados pelo fundo de doação. Eles vão utilizar a verba na compra de equipamentos para beneficiar a cera. “Isso vai facilitar muito o nosso trabalho, pois era necessário o deslocamento até Eunápolis para realizar esse procedimento. Agora seremos independentes”, comemora o apicultor.
Os pequenos agricultores contemplados irão utilizar a verba – que varia de acordo com cada proposta – em itens como irrigação, rotulagem, comunicação, equipamentos, análises químicas e demais insumos para a agricultura.

Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca
Ascom – Secretaria de Porto Seguro