Aldeias Indígenas receberão Mutirão de Saúde

15

As aldeias indígenas de Porto Seguro estão sendo contempladas com o Mutirão de Saúde, que levará equipes de profissionais para atender as principais demandas das comunidades. O trabalho é um dos resultados da reunião que a prefeita Cláudia Oliveira realizou com os caciques e lideranças indígenas, onde eles apresentaram suas principais reivindicações.

Resultado de uma parceria entre a Superintendência Indígena e a Secretaria Municipal de Saúde, a primeira ação será realizada nessa sexta-feira, dia 26/10, na Aldeia Velha, em Arraial d´Ajuda. No local, serão realizados atendimentos odontológicos, distribuição de kits de escovação, além de consultas com clínico geral, psiquiatra, pediatra e psicólogo.

Serão realizados ainda exames laboratoriais, eletrocardiograma, vacinação, além de ações de educação em saúde. De acordo com a superintende de Assuntos Indígenas da prefeitura, Luzia Pataxó, aos sábados haverá ainda atendimento com especialistas em todas as aldeias, iniciando no próximo sábado, com endocrinologista.

No mês de novembro será a vez da Aldeia de Barra Velha receber o Mutirão de Saúde. “Com esse mutirão, estaremos encurtando as distâncias da sede com as aldeias, levando atendimento ao povos indígenas, que merecem todo o nosso respeito e atenção, pela sua importância para a cultura e a história do  nosso município e do nosso país”, diz a prefeita de Cláudia Oliveira.

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro