Alunos e escolas municipais são premiados pelo projeto Lescrever

Na manhã 16/12, foi realizado, na sede da Secretaria de Educação de Porto Seguro, o coquetel de encerramento do Projeto Lescrever com Amor e Arte, com a premiação das escolas que mais se destacaram durante o ano e os alunos classificados no Concurso de Ilustrações. O evento contou com a presença da secretária de Educação, Janis Souza; a coordenadora e idealizadora do projeto, Érica Amorim Seles, além da equipe que realiza o projeto nas escolas, pais, alunos e professores.
O projeto Lescrever, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contemplou 21 escolas da rede municipal, alcançando cerca de 5.000 alunos do 1º ao 5º ano. De acordo com a coordenadora Érica, o projeto – que utiliza música, dança e contação de estórias para melhorar o aprendizado e transmitir valores éticos e sociais para as crianças – começou em uma escola onde os alunos estavam apresentando dificuldades de aprendizado e diante do sucesso alcançado, acabou sendo ampliado para outras unidades.
“Nossa preocupação é que não basta trabalhar apenas o lado cognitivo, do aprendizado, é preciso atenção também para a questão psicossocial, desenvolvendo valores como amor, amizade, obediência, fé e responsabilidade. Estamos sempre mostrando aos alunos que aquilo que eles fazem hoje tem reflexo no futuro”, afirma a coordenadora.  A secretária Janis lembrou as dificuldades para implantação do projeto e agradeceu o empenho de toda a equipe e a confiança dos alunos e suas famílias para garantir seu sucesso.
“Não conseguimos tocar a vida adulta sem dominarmos a leitura, a escrita e a matemática. E só conseguiremos mudar para melhor a realidade, se tivermos pensamento crítico e soubermos aonde queremos chegar”, enfatizou a secretária. Janis voltou a defender a importância da interlocução entre a família e a escola. “Continuem incentivando e apoiando seus filhos. As crianças às vezes são rotuladas de burras, mas muitas vezes faltam apoio e incentivo em casa. Só assim vocês irão empoderar seus filhos”, salientou.
Os alunos vencedores do Concurso de Ilustrações foram: 1º lugar: João Flaviton Reis – Escola Municipal Maria dos Anjos; 2º lugar: Anne Vitória Oliveira – Escola Indígena Pataxó Nova Esperança e 3º lugar: Kenedy Ferreira da Silva – Escola Municipal João Carlos. Já a escolas que mais se destacaram, segundo critérios pré-estabelecidos, forma: 1º lugar: Escola Municipal Hanna, 2º lugar: Escola Municipal João Carlos e 3º lugar: Escola Indígena Pataxó Nova Esperança.