Atividades do Novembro Azul acontecem na unidade de Saúde de Vila Valdete

6

Com um calendário intensificado de ações, a 4º edição do Novembro Azul, em dose dupla, no combate ao câncer de próstata e o diabetes, segue ocorrendo em todas as unidades de saúde de Porto Seguro. Na manhã desta quarta-feira, 21/11, a equipe multidisciplinar que atua na rede da atenção básica realizou evento especial dedicado aos homens que residem no bairro Vila Valdete.

  O objetivo do evento é reforçar o alerta à população masculina sobre as medidas preventivas e de promoção à saúde, destacando essencialmente os cuidados necessários para aquisição da qualidade de vida, sobretudo com a ampliação ao acesso das informações educativas a respeito das doenças crônicas, que podem ser evitáveis com base na alimentação saudável, práticas de exercícios regulares e avaliação médica frequente.

“Hoje, em especial, também estamos reforçando o combate ao diabetes, por se tratar de uma doença crônica, alarmante, silenciosa, mas que tem tratamento disponibilizado pelo SUS. O diabetes causa sérias complicações, mas o nosso objetivo aqui é trabalhar a prevenção e promoção à saúde como parte integrante do cuidado assistencial. Fazemos coordenadas estratégias de articulação na rede de atenção básica, em todas as unidades de saúde, com a finalidade de consciencializar as pessoas sobre a importância preventiva do diabetes, pois temos o compromisso de orientar a população o quanto é necessário saber os principais fatores de risco e cuidar efetivamente da saúde”, esclarece o diretor de doenças crônicas, Márcio Luiz.

Ações promovidas

Os homens que compareceram a unidade no começo da manhã, até o término do expediente, tiveram acesso aos atendimentos médicos com clínico geral e endocrinologista, consulta de enfermagem e odontológica, participaram de palestras educativas com profissionais do NASF abordando sobre os maléficos do consumo exagerado do açúcar e realizaram testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

Adesão masculina

 

O vigilante João Pinheiro de Jesus, 60 anos, esteve atento as orientações repassadas pelos profissionais e diz que pretende mudar a rotina de vida. “A minha agente de saúde foi na minha casa falar da ação na unidade. Cheguei aqui, participei das palestras, passei pelo médico. Hoje recebi tanto conhecimento, que vai me ajudar a melhorar a minha vida. Quero e preciso mudar coisas importantes na alimentação começando hoje mesmo”, afirma.

Secretaria de Saúde

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro