Cram: workshop Defesa Pessoal ofertado às vítimas de violência doméstica

Um workshop de defesa pessoal será ministrado para 20 mulheres, entre assistidas do Centro de Referência ao Atendimento da Mulher (Cram) e duas de cada Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Porto Seguro, nos dias 20 e 27 de fevereiro, na sede do Cram, situada na 13 de maio, n. 105, centro.

O instrutor será o conselheiro tutelar, Agnaldo Gonçalves Rodrigues (faixa preta de jiu-jitusu), que levará até essas mulheres, noções básicas de técnicas de combate, como sair de agressões, derrubar e neutralizar o agressor.

A iniciativa foi aprovada pelas mulheres que participam dos programas de acolhimento e acompanhamento, em um questionário sobre novas iniciativas a serem implementadas no sentido de promover mais proteção.

“O objetivo é preparar as mulheres para saírem de tentativa de agressão”, destaca a coordenadora do Cram, Andrea Comenale, citando que posteriormente, palestras sobre Lei Maria da Penha, fatores psicológicos e traumas em pessoas vítimas de violência doméstica terão continuidade, a fim de tratar sequelas e informar sobre direitos.