Dia D do Novembro Azul mobiliza homens em Porto Seguro

20

Após um mês inteiro dedicado à assistência ao público masculino, considerando a grande importância com a saúde integral do homem, e objetivando intensificar as ações desenvolvidas durante todo o ano, nas unidades de saúde da família,  a Secretaria de Saúde de Porto Seguro realizou nesta sexta feira, 30/11, o Dia D da Campanha do Novembro Azul.

A atividade de enceramento da 5º edição do projeto aconteceu no Laboratório LACEN, dando ênfase a necessidade preventiva do câncer de próstata. No local, desde as primeiras da manhã, foi grande a movimentação de homens, com idade a partir dos 50 anos, que assumiram o compromisso de cuidar da saúde.

O secretário de saúde, Kerrys Ruas, esteve presente prestigiando os trabalhos, e fez questão de coletar o PSA.  “Parabenizo a todos os profissionais das unidades de saúde, que estão realizando ações em prol da população masculina, durante todo o mês, com tanta responsabilidade, empenho e humanidade.  Ao chegar aqui, neste evento de suma importância, fiquei muito satisfeito com tudo que vi, pois é gratificante o envolvimento participativo de todas as equipes, além, claro, da adesão dos homens que se mostram interessados em cuidar da saúde”, declara.

Serviços ofertados

 O evento, idealizado pela rede da atenção básica, contou com atuação multidisciplinar de profissionais, sendo marcado pela realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), avaliação que visa medir a concentração dessa partícula no sangue, com o objetivo de verificar a presença do câncer de próstata. Os homens que compareceram à unidade laboratorial também tiveram acesso aos testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis, além da oportunidade de serem imunizados, através da atualização da carteira vacinal.

Indicadores do PSA

De acordo com levantamento do Programa Saúde do Homem, repassado pela diretora da pasta, Thais Barbosa, de janeiro a novembro de 2018,  2599 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) foram realizados em todo o município. Com a ação descentralizada desta sexta-feira, cerca de 269 exames foram computados. .

Responsabilidade com a saúde

Aos 78 anos, o senhor Messias Lopes, bastante sorridente, confirma nutrir um sonho especial, por isso não se descuida com o bem- estar. “Eu quero viver até os 100 anos, pelo menos. Por isso, priorizo a minha qualidade de vida, hoje vim fazer o que todo homem sensato tem obrigação. Se querem ter longevidade, os homens precisam tomar vergonha e se cuidar, quanto mais cedo, melhor”, avisa.

 O aposentado Carlos Ademir, 67, lamenta o falecimento de um tio, há cerca de 2 anos, em decorrência do câncer de próstata. Segundo ele, o preconceito o levou a morte. “Perdi meu tio por causa da ignorância, infelizmente ainda muitos homens carregam esse olhar errado e não procuram o médico para a prevenção. Tem que acabar com isso, eu mesmo faço regularmente, todos os anos, o exame de PSA. O que deve prevalecer é a conscientização, sem ela é impossível prevenir qualquer doença”, reforça.

Secretaria de Saúde

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro