Emprego e renda: Cooperativa inaugurada no Vila Vitória beneficia moradores

31

Emprego e renda: Cooperativa inaugurada no Vila Vitória beneficia moradores

 

A solenidade de inauguração da Coopvitoria aconteceu ontem, 16, no Vila Vitória, com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Lívia Bittencurt, representando a prefeita Cláudia Oliveira, diretoria da cooperativa e moradores da comunidade. “A cooperativa é fruto de uma busca da população do bairro pela realização de um projeto social que integra os programas habitacionais”, explica a gestora da pasta social, Lívia Bittencourt.

Há 18 anos a Vila Vitória foi entregue à população oriunda do manguezal localizado no Bairro Campinho em Porto Seguro. “Só agora, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), com o total apoio do município, conseguiu acessar o recurso para materializar o projeto que instituiu a cooperativa”, acrescenta, Lívia Bittencourt.

Fábrica de sandálias

Uma pesquisa censitária visando identificar a viabilidade de um projeto para geração de trabalho, emprego e renda foi realizada, apontando para uma unidade produtiva de sandálias. Foram abertas 30 vagas para moradores do bairro integrar à cooperativa e, ao longo de um ano, 17 cooperados passaram  por formação. Nesse período, cursos de gestão logística, administração de empresas, educação financeira foram ministrados pela Prefeitura em parceria com a Casa do Trabalhador.

A produção já começou. Estão sendo fabricadas sandálias com estampas da Bahia, com CNPJ já formalizado, tendo capacidade de produzir 3 mil pares mensais. A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Assistência Social, contribuiu de forma significativa para o sucesso desta iniciativa, disponibilizando espaços para a realização dos cursos, técnicos para ampliar a formação dos cooperados, assistência e suporte da Conder.

 

Secretaria Municipal de Assistência Social

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro