Encerramento da Brasil Ride promete fortes emoções neste sábado

Porto Seguro está movimentada com a emocionante disputa da Brasil Ride, considerada a maior e mais competitiva ultramaratona de MTB das Américas, desde o dia 21 de outubro.
São 540 atletas de todo o mundo desafiados até o dia 27 de outubro, a vencer as trilhas que seguem pela Mata Atlântica no Extremo Sul da Bahia. Durante esses sete dias, os participantes enfrentam de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, a Vila Brasil Ride, construída em Guaratinga.
Para o encerramento marcado para amanhã, 27, a comunidade de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e turistas que acompanham as etapas desde o início, já estão na expectativa para fortes emoções prometidas para a reta final.
Expectativa e desafios na última etapa
Neste sábado, acontece a sétima etapa da Brasil Ride. Mais curta do que o ano passado, a etapa tem 44 km. Os primeiros 9 km são de estrada de terra bem fluídos. Do km 9 ao 13 muito single track e poucos trechos de ultrapassagem.
Do km 13 ao 19 um local mais plano e largo. No 19, outro single track no Parque Nacional do Pau Brasil, com árvores e tocos a serem vencidos, exigindo muito da pilotagem dos atletas, fazendo com que eles tenham que ter tranquilidade para fazer as curvas bem fechadas.
Do km 19 para frente mistura estradas e trilhas arborizadas. Uma etapa curta, porque a intenção é encerrar de uma forma mais leve, já que da segunda a quinta etapa sempre foram longas distâncias.
Maratona dos Descobrimentos
Em paralelo à prova principal, será realizada a Maratona dos Descobrimentos, que terá percurso de 72 km. Mais de 1.200 ciclistas de todo o País se juntam às estrelas do mountain bike internacional, amanhã cedo, para essa disputa, considerada uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.
“Estamos satisfeito em receber pela terceira vez consecutiva a Brasil Ride e poder oferecer toda a estrutura municipal para que o evento seja de excelência, comprovando nossa infraestrutura e vocação para sediar eventos de grande porte na área esportiva”, frisa o secretário municipla de Turismo, Richard Alves, convidando a população para vir fazer um grande corredor de energia positiva para receber os atletas que encerrarão a prova, “com certeza, pensando em retornar a Porto Seguro no próximo ano.
Toda a comunidade está convidada para torcer e vibrar com os competidores. Confira a programação deste sábado: largada, às 8h40; chegada, às 12h; e premiação, às 20h45.
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Fotos – Brasil RIde