Entidades se unem no combate a incêndios florestais em Porto Seguro

87

Entidades ligadas à Prefeitura de Porto Seguro, Governo do Estado e Governo Federal se uniram em um verdadeiro mutirão para combater os diversos focos de incêndios florestais que atingem Porto Seguro. Os pontos mais críticos estão localizados na região do Vale dos Búfalos, próximos aos povoados de Itaporanga e Caraíva, na região Sul do município.
Atendendo orientação da prefeita Cláudia Oliveira, que inclusive solicitou reforço junto ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o próprio secretário Bené Gouveia permanecem próximos aos locais mais atingidos, acompanhando de perto as ações de combate às chamas. A secretaria tem fornecido ainda ferramentas e todo o apoio logístico necessários aos brigadistas, como alimentação, água, combustível, primeiros socorros e produtos de higiene pessoal.
A situação se agravou, sobretudo, em função do longo período de estiagem, com mais de 100 dias sem chover, e das altas temperaturas da estação. Corpo de Bombeiros, técnicos e voluntários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Inema, Programa Bahia sem Fogo, Prevfogo, Ibama e ICMBio estão atuando bravamente para tentar conter os focos de incêndio, minimizando os efeitos contra as pessoas e o meio ambiente.
A prefeita agradece o empenho dos órgãos ambientais e de todas as pessoas que atenderam ao chamado para ajudar a debelar as chamas. Entre as ações, ela cita o reforço enviado pelo Corpo de Bombeiros da Bahia, com efetivo, equipamentos e helicóptero; apoio para as guarnições dos bombeiros e aeronaves, fornecidos pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Meio Ambiente e Inema; Condomínio Outeiro das Brisas, na coordenação da logística e disponibilização de alojamento para os brigadistas; além do esforço de todos, que estão empenhados nesta tarefa.
“Temos consciência da nossa responsabilidade e estamos empenhados em proteger esse rico patrimônio ambiental da Costa do Descobrimento, que tem importância fundamental para toda a humanidade. Agradecemos a todos os órgãos, pessoas, entidades e voluntários que estão nos ajudando nessa nobre missão, trabalhando e torcendo para que a situação volte à normalidade com a maior brevidade possível”, diz a prefeita Cláudia Oliveira.

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro