Experiências turísticas de Trancoso e Caraíva são selecionadas para guia digital da plataforma global Airbnb

43

Experiências turísticas peculiares de Trancoso e Caraíva, distritos de Porto Seguro, estão sendo selecionadas para integrar um guia da plataforma global Airbnb, que será divulgado ainda neste verão. A iniciativa foi lançada oficialmente nesta terça-feira, 27/11, na Casa das Festas, em Trancoso, no seminário “Experiências Locais & Plataformas Globais: um encontro na terra do descobrimento”.

O evento contou com a presença de palestrantes renomados, como o velejador brasileiro David Schurmann, Karl Johnstone, neozelandês de origem Maori, especialista em cultura Maori e valorização cultural, e Cecelo Fronny, músico carioca. Participaram da abertura a gerente de Políticas Públicas do Airbnb, Flávia Matos, o secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Paulo César Magalhães, e o gerente de Projetos de Políticas Públicas do Airbnb, Ícaro Souza.

As ações são resultado da parceria da Prefeitura de Porto Seguro com o Airbnb, firmada em abril deste ano, para promover o turismo sustentável e fortalecer economicamente as comunidades. “Fomos o primeiro destino turístico do mundo a firmar uma parceria com a plataforma global Airbnb e estamos muito satisfeitos com o resultado deste trabalho pioneiro e que está alinhado com nosso planejamento estratégico de desenvolvimento do turismo”, afirmou o secretário Paulo César.

Oficinas

O trabalho segue agora com oficinas nos próximos dias 28 a 30 em oficinas práticas e uma equipe de curadores que irá testar as ações propostas e dar dicas de como melhorá-las.  Além de aprender como usar a plataforma, os participantes vão receber informações que ajudam a criar a estratégia da experiência a ser anunciada. “Como planejar e oferecer atividades turísticas conectadas com as novas tecnologias ou ainda quais são as expectativas dos viajantes que buscam aproveitar o destino como um local são algumas das abordagens das oficinas”, exemplificou Ícaro Souza.

O Airbnb é uma plataforma global privada que opera um mercado on-line e oferece serviços de hospitalidade acessíveis através de sites e aplicativos móveis. “A parceria que firmamos é um marco para o turismo de nossa cidade, pois estamos trazendo qualificação e divulgação dos nossos atrativos no sentido de manter Porto Seguro como um dos destinos mais procurados e desejados do Brasil. Trata-se da nossa principal indústria e não medimos esforços nos investimentos e parcerias”, completou a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira.

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro