Fórum Municipal traça novas metas para a Educação

347

Um diagnóstico completo da Educação em Porto Seguro foi apresentado aos diretores de escolas, durante o Fórum Municipal dos Gestores da Educação, realizado dia 19/12, na Câmara de Vereadores. O encontro foi coordenado pela secretária de Educação, Janis Sousa, que destacou a importância do acesso às informações para a tomada de decisões estratégicas, que irão refletir no sucesso da gestão.

Além dos diretores de escolas e de servidores da Secretaria Municipal de Educação, o evento, realizado pela segunda vez, contou com a presença de representantes da APLB Sindicato, Observatório Social e Associação das Pessoas com Deficiência. Na abertura, os participantes foram brindados com uma performance do grupo de teatro do Cempec, alusiva ao Natal. Em seguida, foi apresentada uma ferramenta do Google, voltada exclusivamente para a educação, sem propaganda ou conteúdos inadequados.

Raio X
De acordo com a secretária, a ideia do Fórum surgiu a partir das reuniões mensais realizadas pelo coordenador pedagógico, Geovani Campos, com os diretores. “Essas reuniões, que deveriam ter cunho pedagógico, viraram reuniões administrativas, onde os diretores trouxeram suas dúvidas e demandas.  Nesse segundo momento, a Secretaria está respondendo às questões e buscando soluções para cada solicitação. Aproveitamos também para explicar aos diretores como funciona cada departamento da secretaria, bem como os processos de licitação e gestão financeira”, explica a secretária.

“Falamos do orçamento 2019, o que poderemos ou não executar, além da necessidade de se planejar os gastos e evitar o desperdício. Apresentamos os dados financeiros com clareza, dando assim, maior transparência às decisões tomadas pela gestão”, enfatiza. Para a secretária, foi um momento inédito na Secretaria de Educação e todos saíram muito satisfeitos.  “A partir do momento em que a secretaria trabalha com eficiência e passa todas as informações, fica mais fácil para o diretor a tomada de decisão. Ele consegue fazer uma gestão  melhor  e decidir com mais segurança os caminhos a serem adotados. Com certeza, em 2019 teremos mais momentos como esse”, adianta.

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro