Jornada Pedagógica Indígena reúne 200 profissionais da educação

Cerca de 200 profissionais da Educação das 18 escolas indígenas de Porto Seguro participaram da Jornada Pedagógica da Educação Escolar Indígena de Porto Seguro, realizada na Escola Indígena Pataxó Aldeia Velha. O evento foi prestigiado por 90% do corpo docente, administrativo, caciques e lideranças das aldeias e convidados.
Entre os palestrantes, estavam a professora pós-doutora, Shirley Aparecida de Miranda, da UFMG e a professora mestra Lúcia Alberta Andrade de Oliveira, que atualmente é assessora da primeira deputada indígena, Joênia Batista de Carvalho, que  entre novembro de 2016 e janeiro de 2019 coordenou a Política Nacional de Educação Escolar Indígena, no Ministério da Educação.
As professoras discorreram sobre Currículo e Saberes Indígenas na Escola, no intuito de dialogar sobre recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, buscando subsídios para a elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação entre os povos indígenas. Elas falaram ainda sobre o fomento de pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos em diversas linguagens, conforme a situação sociolinguística e de acordo com as especificidades da Educação Escolar Indígena.
Foi discutida ainda a Regulamentação do Ensino Médio e qual formação os indígenas almejam, para além destas orientações sobre os caminhos a percorrer para esta normatização. Através das mesas de diálogo e rodas de conversas, os profissionais da educação expuseram suas dúvidas, tendo em vista a solução de problemas que perpassam a Educação Escolar Indígena. Conforme prevê a legislação, foi enfatizada a importância do ensino da língua materna indígena, o Patxôhã, como papel fundamental na revitalização e fortalecimento da cultura.
Durante o evento, a secretária municipal de Educação, Janis Alves de Souza salientou a importância dessa jornada para a formação continuada dos educadores. “Esse momento é muito importante para a refletirmos acerca da prática pedagógica e planejarmos as ações para o ano letivo que se inicia”, afirmou. Ela  pontuou ainda os desafios que o município tem enfrentado para manter os serviços em pleno funcionamento, mantendo os investimentos realizados justamente na formação do corpo docente.
A secretária ressaltou que em Porto Seguro todos recebem acima do Piso Salarial. “Manter essa condição exige um trabalho sério, com planejamento, avaliação e acompanhamento constante”, enfatizou a secretária, que fez questão de participar das palestras e grupos de trabalho.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Porto Seguro, através da equipe da Diretoria de Educação Escolar da Secretaria de Educação, com o professor Rosimar Valério; Coordenação Técnica de Educação Escolar Indígena, Professora Quelia Carvalho; e o Técnico administrativo Juthair Ferreira, através da Supervisão Técnica do Professor Doutor, Geovani Silva; Setor de Transporte Escolar; e Educação no Campo, com o apoio da Veracel.