Jornada Pedagógica Indígena reúne 200 profissionais da educação

110

Cerca de 200 profissionais da Educação das 18 escolas indígenas de Porto Seguro participaram da Jornada Pedagógica da Educação Escolar Indígena de Porto Seguro, realizada na Escola Indígena Pataxó Aldeia Velha. O evento foi prestigiado por 90% do corpo docente, administrativo, caciques e lideranças das aldeias e convidados.
Entre os palestrantes, estavam a professora pós-doutora, Shirley Aparecida de Miranda, da UFMG e a professora mestra Lúcia Alberta Andrade de Oliveira, que atualmente é assessora da primeira deputada indígena, Joênia Batista de Carvalho, que  entre novembro de 2016 e janeiro de 2019 coordenou a Política Nacional de Educação Escolar Indígena, no Ministério da Educação.
As professoras discorreram sobre Currículo e Saberes Indígenas na Escola, no intuito de dialogar sobre recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, buscando subsídios para a elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação entre os povos indígenas. Elas falaram ainda sobre o fomento de pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos em diversas linguagens, conforme a situação sociolinguística e de acordo com as especificidades da Educação Escolar Indígena.
Foi discutida ainda a Regulamentação do Ensino Médio e qual formação os indígenas almejam, para além destas orientações sobre os caminhos a percorrer para esta normatização. Através das mesas de diálogo e rodas de conversas, os profissionais da educação expuseram suas dúvidas, tendo em vista a solução de problemas que perpassam a Educação Escolar Indígena. Conforme prevê a legislação, foi enfatizada a importância do ensino da língua materna indígena, o Patxôhã, como papel fundamental na revitalização e fortalecimento da cultura.
Durante o evento, a secretária municipal de Educação, Janis Alves de Souza salientou a importância dessa jornada para a formação continuada dos educadores. “Esse momento é muito importante para a refletirmos acerca da prática pedagógica e planejarmos as ações para o ano letivo que se inicia”, afirmou. Ela  pontuou ainda os desafios que o município tem enfrentado para manter os serviços em pleno funcionamento, mantendo os investimentos realizados justamente na formação do corpo docente.
A secretária ressaltou que em Porto Seguro todos recebem acima do Piso Salarial. “Manter essa condição exige um trabalho sério, com planejamento, avaliação e acompanhamento constante”, enfatizou a secretária, que fez questão de participar das palestras e grupos de trabalho.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Porto Seguro, através da equipe da Diretoria de Educação Escolar da Secretaria de Educação, com o professor Rosimar Valério; Coordenação Técnica de Educação Escolar Indígena, Professora Quelia Carvalho; e o Técnico administrativo Juthair Ferreira, através da Supervisão Técnica do Professor Doutor, Geovani Silva; Setor de Transporte Escolar; e Educação no Campo, com o apoio da Veracel.

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Related posts:

Fórum Municipal traça novas metas para a Educação
Finais dos Jogos Estudantis movimentam quadras de Porto Seguro
Transporte Escolar é reformulado para atender demandas de Porto Seguro
Secretaria Itinerante vai até escolas de Porto Seguro
Jornada Pedagógica Indígena reúne mais de 200 profissionais 
Novembro Negro traz riqueza cultural afro-brasileira e africana para os alunos
Seminário da Educação Especial reúne as famílias no Colégio Municipal
Jornada Pedagógica marca início do ano letivo em Porto Seguro
Porto Seguro é referência em educação inclusiva
Comunidade aposta no sucesso da nova Escola Municipal do Cambolo
Desfile de 07 de Setembro traz reflexão sobre avanços tecnológicos
Semana da Leitura movimenta Escola Chico Mendes
Ceame comemora 10 anos de apoio a pessoas com deficiência
Alunos e escolas municipais são premiados pelo projeto Lescrever
Transporte escolar de Porto Seguro passa por vistoria
Escola Indígena ganha mais espaço e novo mobiliário
Pequenos agricultores fornecem alimentos para a merenda escolar
Marinha homenageia alunos da Escola Chico Mendes
Começa em Porto Seguro a Semana de Incentivo à Leitura
Abertas as matrículas para o Ensino de Jovens e Adultos
Escolas de Porto Seguro recebem novo mobiliário
Campanha estimula jovens e adultos a voltarem para a escola
Escola Paulo Souto reconta a história em literatura de cordel
Mais de 8 mil atletas participam dos Jogos Estudantis de Porto Seguro
Torneio Internacional de Futsal reúne escolas da Austrália e Porto Seguro
Ceame comemora Dia Internacional da Pessoa com Deficiência