Jornada Pedagógica marca início do ano letivo em Porto Seguro

O auditório principal da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) ficou completamente lotado, na manhã de 01/02, quando professores, diretores e servidores da Educação participaram da abertura da X Jornada Pedagógica. Promovido pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o evento, com o tema “Escola Pública: Espaço Sociocultural, Formativo e Inclusivo”, marca o início de mais um ano letivo na rede municipal de ensino.
A Jornada foi aberta com a apresentação da professora Joelma Martins, com uma versão cantada da oração do Pai Nosso. Em seguida, a Orquestra Bamups encantou a plateia, executando músicas conhecidas do grande público. A secretária de Educação, Janis Alves Souza falou da responsabilidade de gerir a pasta e de levar conhecimentos a crianças e jovens da rede pública. “O que acalenta meu coração é saber que essa responsabilidade é compartilhada com cada um de vocês.”
Ela agradeceu o empenho dos setores da secretaria de Educação e de outras secretarias do município, para o sucesso deste “grandioso evento”. Janis salientou que 2019 foi um ano de muitas conquistas para a Educação e pediu o empenho de todos para que os avanços continuem em 2020. Para o presidente da APLB – Sindicato, essas conquistas também se estenderam para a valorização da classe. “Nessa gestão nós conquistamos várias gratificações e também o terreno para a construção da nossa sede social”, afirmou, agradecendo à prefeita Cláudia Oliveira e a Câmara de Vereadores, pela cessão da área.
Os vereadores Cido e Bibi Ferraz falaram da admiração e respeito pelo trabalho feito pela administração para a valorização dos educadores e pelo desenvolvimento da cidade. “Quero cumprimentar a prefeita Cláudia Oliveira pela transformação que ela está promovendo, não só na educação, mas também na saúde, infraestrutura e no atendimento às necessidades da população”, afirmou o vereador Bibi.  Cláudia Oliveira argumentou que fez o possível e o impossível para honrar essa missão dada por Deus. “Sempre vi as pessoas com muito respeito e quando olho para trás vejo que contribui para construir uma cidade mais justa e humana”, enfatizou.
A gestora falou do seu apreço pelos professores, que ajudam a formar novos professores, advogados, médicos e demais categorias profissionais. Ela elogiou a atuação da secretária Janis, “que como eu, deixa o legado de integridade e honestidade” e lembrou as dificuldades encontradas desde 2013, quando assumiu pela primeira vez a prefeitura. “Nós avançamos muito e não é à tôa que tive essa nova oportunidade. E espero deixar a minha marca em todos os setores, mas especialmente na educação, que transforma o mundo e é a base de tudo”, assinalou.
Durante todo o dia, foram realizadas ainda palestras, conferências e mesas de diálogo.