Meia Maratona do Descobrimento bate recorde de competidores e atrai atletas internacionais

79

A 4ª edição da Meia Maratona do Descobrimento aconteceu na manhã deste domingo, 14, quase dobrando o número de competidores em relação ao ano anterior. Foram 2.500 competidores, que largaram da Praça das Pitangueiras, sentido Orla Norte, de Porto Seguro, para percursos de 5 Km, 10 Km e 21 Km.

Entre os atletas, estavam representantes internacionais do Quênia e de 22 estados brasileiros. Foram 70 indígenas, oito cadeirantes, 300 crianças na Maratoninha Kids e o restante são participantes nas corridas gerais.

A estrutura do evento ofereceu apoio aos corredores durante o percurso com pontos de hidratação e equipe de suporte, stands de saúde, ambulâncias, mesa de frutas, showroom de empresas parceiras, palco para show do cantor Marcos Val, além de todo aparato de sonorização, sinalização e segurança.

Desafio

Os quenianos, Geofrey Kipchumba e Sahron Chelmo, conquistaram o primeiro lugar nas categorias de 21 KM (Masc e Fem). Em uma disputa acirrada diante da torcida brasileira, o queniano Geofrey Kipchumba seguiu todo o percurso em uma grande competitividade até a chegada final, consequindo a primeira colocação, com uma diferença de 1min39seg à frente do maratonista, Giovani dos Santos, que desta vez, ficou em segunda colocação, mas garantiu que a prova foi importante para sua preparação para a Maratona de Berlim, na Alemanha, no dia 28 de abril. Para Sahron, vencedora no Feminimo, o clima foi o que mais a dificultou. “Não estava acostumada a esse clima, mas mesmo assim, cobrei forças e dei o máximo de mim”, diz entusiasmada com os aplausos da torcida.

Premiação

A premiação contou com a participação dos secretários municipais de Espote e Lazer, Enildo da Gama (Roló); Relações Institucionais, Maurício Pedrosa; chefe de Gabinete, Josemar Siquara; além do representante do Governo do Estado, Gustavo Miranda; vereadores e representantes de empresas parceiras.

Além de troféus, os cinco atletas mais bem classificados nos 21 KM e da categoria Cadeirante Tradicional e Tricíclo também ganharam prêmio em dinheiro, ao todo foram 18 mil reais entregues. Além disso, também houve entrega de brindes das empresas parceiras, como tênis e kits de alimentação.

O evento promovido pela Vida Sport, tem a parceria da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Saúde, Trânsito e Serviços Públicos e Relações Institucionais, além do Governo do Estado, por meio do FazAtleta. Também teve o apoio do Corpo de Bombeiros; Polícia Militar e empresas patrocinadoras.

O organizador, Antônio Vidal, destacou o aprimoramento das provas e as melhorias da estrutura e organização. “Trabalhamos neste projeto durante um ano para que pudéssemos elevar a qualidade da prova e enriquecer a programação. Conseguímos atingir nosso objetivo  porque planejamos e contamos com o apoio da comunidade que abraçou o projeto, da gestão municipal, Governo do Estado e parceiros. Isso prova, que quando nos unimos, conseguimos fazer ações grandiosas como esta, que ano que vem, será ainda melhor”, garantiu.

A Prefeita, Cláudia Oliveira, aponta “a parceria muito importante para promover grandes eventos, incrementar o turismo com o nicho esportivo e, sobretudo, estimular a cultura do esporte na cidade, trazendo as famílias com suas crianças para este mundo. No ano que vem será ainda melhor, somos um destino com vocação para grandes eventos esportivos”, disse, parabenizando a organização da Meia Maratona e aos atletas que participaram.