Nova sede da secretaria de saúde é oficialmente entregue à população de Porto Seguro

Dia histórico para o avanço da saúde em Porto Seguro. A data 15/02, é um marco inédito para a população da terra mãe do Brasil. A 26ª obra construída – somente na área da Saúde – foi entregue oficialmente, pela Prefeitura Municipal, na manhã desta sexta-feira, com a inauguração da sede própria da Secretaria de Saúde.

O ato inaugural, marcado por desenlace da fita, descerramento da placa e visita às novas instalações, foi liderado pela prefeita Cláudia Oliveira, contando com a presença do secretário de saúde, Kerris Ruas e demais secretários municipais, dos representantes do poder legislativo, da diretora das rádios Band e Ativa FM, Larissa Oliveira, servidores da Saúde, lideranças comunitárias e população.

“Muitas etapas foram construídas, com afinco e perseverança, até a consolidação desse grande dia. Esses prédios por muito tempo estiveram desativados e sem utilização efetiva, e hoje uma mega estrutura foi entregue à população, como um marco do contínuo investimento que temos feito na área da Saúde. Eu agradeço muitíssimo o empenho de todos os profissionais que, junto com a gestão pública, viabilizaram a concretização desta maravilhosa obra”, pontua a prefeita Cláudia Oliveira.

Mais qualidade para à população e servidores públicos

Com vasta infraestrutura moderna, totalmente climatizada, composta por equipamentos de ponta, o empreendimento passou por reforma total, adequação e ampliação dos prédios existentes, o que  proporcionará mais conforto e comodidade à população, bem como melhores condições de trabalho aos 105 servidores que integram as novas dependências do equipamento público de saúde.

Centralização dos serviços

Com investimento aplicado na ordem de R$ 797.504,1, proveniente de recursos próprios, contando com 1.353,00m2 de área construída, a obra destaca-se pelo avanço no segmento da saúde, por gerar relevantes benefícios, entre eles, a centralização de departamentos essenciais em 3 pavilhões, abrigando prédios da Atenção Básica, Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde e demais departamentos, como a Vigilância Epidemiológica, Rede de Frios e Vigilância Sanitária, criando um complexo administrativo de saúde, melhorando a qualidade do atendimento prestado à população, produzindo aperfeiçoamento e qualificação dos  serviços de saúde, abrangendo, ainda mais, o atendimento e proporcionando aos usuários do SUS melhor oferta das ações da prefeitura voltadas à saúde.

Redução dos custos e economia

“Com a unidade própria, substituindo a antiga sede, que era instalada em um imóvel alugado, a prefeitura passa a obter economia com os aluguéis, em torno de 240 mil por ano, possibilitando ainda que esses recursos sejam revertidos em mais investimentos de Saúde em benefício do cidadão”, acrescentou a prefeita Cláudia, destacando ainda o credenciamento SUS do Hospital Navegantes que a partir de agora passa a atender demandas de atendimento público.

Estrutura de ponta

Estruturalmente, a inovadora obra conta também com salas de Recursos Humanos, Sistema de informação, Contabilidade, Fundo Municipal de Saúde, Contratos, Financeiro, Jurídico, Obras em Saúde, Gabinete da Secretaria de Saúde, Departamento de Compras, Auditório, Assessoria de Comunicação, Banheiros, Copa e áreas externas paisagísticas. A nova unidade também foi construída com um olhar especial para a questão da acessibilidade, sendo totalmente acessível para cadeirantes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.