Novembro Azul, agora em dose dupla

Depois do mês de outubro direcionado as ações de saúde da mulher, por meio das exitosas atividades desenvolvidas no Porto Seguro Rosa no combate ao câncer de mama, a Prefeitura de Porto Seguro, em atuação integrada a Secretaria de Saúde, inicia o 5º Novembro  Azul, agora em dose dupla, destinado aos homens.

Este ano o município mobilizará a população masculina no rastreamento para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Simultaneamente, a pasta da saúde fomentará ações de combate ao diabetes mellitus, com a intenção de fortalecer, ainda mais, a assistência integral à saúde do homem. Todas as unidades de saúde da família do município estão envolvidas para a intensificação das atividades incentivando os homens o cuidado preventivo.

De acordo com o secretário de saúde, Kerrys Ruas, o Novembro Azul é fundamental para alertar sobre a necessidade do homem estar ciente quanto à importância da prevenção por meio da coleta de sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico) quebrando preconceitos. “Assim como o Porto Seguro Rosa, as atividades do Novembro Azul potencializam o trabalho preventivo. O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas que se descoberta precocemente, tem chance de cura. Por isso, é fundamental desconstruir preconceitos e conscientizar a população masculina sobre a importância da realização dos exames preventivos”, esclarece.

Indicadores

Apesar do câncer de próstata ser considerado uma doença da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, a prevenção contra este mal deve começar cedo, a partir dos 45 anos, pois o desenvolvimento deste tumor se dá de forma lenta. Conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 68.220  novos casos serão diagnosticados no Brasil, para cada ano do biênio 2018-2019, sendo a quarta causa de mortes no país. De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo. No Brasil, a doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais.

Saúde do homem em Porto Seguro

Porto Seguro tem implementado, através do Programa de Saúde do Homem, efetivas ações de combate ao câncer de próstata, oferecendo nas Unidades de Saúde da Família atendimento e avaliação com urologista, ofertando coleta de sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico) e encaminhamento de biopsia nos casos suspeitos, bem como o tratamento aos pacientes diagnosticados com a doença.

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro