Porto Seguro amplia cuidados sociais direcionados aos pacientes com câncer

Com objetivo de ampliar, ainda mais, a atenção integral humanizada e acolhedora aos pacientes diagnosticados com câncer, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, em ação conjunta com o Tratamento Fora Domicílio (TFD), iniciou na sexta-feira, 27/10, o grupo de convivência e fortalecimento de vínculos direcionado as mulheres submetidas ao acompanhamento oncológico ofertado pelo município.

O encontro, previsto para acontecer na última quarta-feira de cada mês, foi oficialmente aberto no auditório do Complexo de Regulação Drº Heraldo Lima. Prestigiado pelo secretário de saúde, Kerrys Ruas, acompanhado pelo superintendente de regulação, controle e avaliação, Luciano Reis, a iniciativa liderada pela diretora do TFD, Shirley Rocha, contou também com a participação da secretaria de assistência social, Lívia Bittencourt.

“Agradeço à toda equipe diferenciada da saúde, pois nós temos um papel preventivo enquanto profissionais que atuam na linha de frente planejando e viabilizando a execução de serviços que objetivam beneficiar os pacientes. Estamos juntos para lutar para o fortalecimento da rede de apoio ao paciente com câncer. Tem sido prioridade da gestão municipal. Há todo um esforço conjunto, e em breve contaremos com a implantação da unidade de quimioterapia em Porto Seguro, que atenderá pacientes de toda região”, enfatiza o secretário de saúde, Kerrys Ruas.

Troca de experiências

Em um ambiente aconchegante, carinhosamente intitulado “Chá das Amigas”, o projeto surgiu do interesse da equipe multiprofissional em intensificar a rede de apoio e suporte social, visando aumentar as estratégias de enfrentamento diante de situações difíceis que surgem frente à doença. A promoção de espaços de apoio aos pacientes oncológicos viabilizou  confraternização alegre, momento cercado por dinâmicas interativas, com diálogos e trocas de experiências que auxiliam ao paciente durante o processo de tratamento e recuperação, através dos relatos de superação, aprendizagem, fé e amor a vida.

Vencendo a doença

Em 2013, aos 38 anos, Janildes de Jesus Santos Junká recebeu o diagnóstico do câncer de mama. A doença, inicialmente severa, a conduziu a um período intenso de tratamento. Mas a fé não a fez desistir. “São muitas lutas, mas as vitórias são muito maiores. Aqui, no TFD, em meio a companhia de tantos profissionais dedicados, eu aprendi a não desistir. Pela fé no Senhor e todo o apoio dessa equipe maravilhosa, pude ir além. Há cada 6 meses faço acompanhamento e o meu resultado hoje é a cura, para glória de Deus”, confirma.

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro