Porto Seguro realizará mutirão de exames pré-operatórios para cirurgia de catarata

Idosos de Porto Seguro acima de 60 anos, que não realizaram avaliação oftalmológica em 2018, serão examinados na triagem para diagnosticar catarata, de 23 a 25/11, no Laboratório de Referência (LACEN). O mutirão, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em ação conjunta com o Governo do Estado, tem o objetivo de reduzir, substancialmente, a fila de espera dos pacientes cadastrados na lista única.

Sobre o cadastramento

O cadastramento dos pacientes está sendo feito via captação dos agentes comunitários de saúde, com agendamento pelo SISREG (Sistema Nacional de Regulação), até 23/11. Os idosos também podem procurar, durante esse período, a unidade de saúde mais próxima de casa, munidos de RG e cartão SUS.

Requisitos para o pré-operatório

Durante os exames pré- operatórios, que contarão com equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos a serem realizados no LACEN, os pacientes precisam apresentar também RG e cartão SUS. É importante ressaltar que não serão realizadas consultas para obtenção de receitas para óculos, mas os idosos que forem diagnosticados com catarata, já sairão com a cirurgia devidamente agendada.

Para a prefeita Cláudia Oliveira, o mutirão busca por melhor qualidade de vida para a população idosa que necessita de cuidados e assistência integral. “O objetivo do mutirão é facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico, fortalecendo a saúde como estratégia de qualidade de vida, principalmente diminuindo o número de pessoas que precisam passar pela cirurgia de catarata. Como sempre, podemos contar com a parceria do governo do estado, que muito tem colaborado com nosso município. Agradeço à toda equipe de profissionais da saúde de Porto Seguro pelo excelente trabalho e mobilização durante a marcação e nos dias que serão promovidos os mutirão”, afirma.

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro