Quinta-Feira Azul oferece horário diferenciado na assistência e cuidado à saúde do homem

As equipes de Estratégias de Saúde da Família de Porto Seguro implementam extenso cronograma de cuidado preventivo e integral direcionado ao Novembro Azul, mês de mobilização da saúde masculina. Com a finalidade de expandir e intensificar a adesão desse público, a Secretaria de Saúde tem ofertado atendimentos em horários alternativos, das 18h às 21h, com a Quinta- Feira Azul.

Serviços e atendimentos ofertados

As ações da Quinta-Feira Azul já foram iniciadas na primeira semana do mês de novembro e contam ainda com calendário simultâneo programado nas datas 22 e 29/11 nas unidades de saúde da Praça do Coelho, Heraldo Lima e Arraial Bairro. O distrito de Trancoso será contemplado novamente no dia 22.

Entre os serviços ofertados, o grande público masculino tem tido acesso a consultas médicas em diversas especialidades, além do atendimento com urologista, endocrinologista, atualização do calendário vacinal, triagem com profissional de enfermagem, realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite A, B e C.

Para o secretário de saúde, Kerrys Ruas, a quinta-feira azul é resultado do trabalho contínuo da gestão municipal em criar novos mecanismos diferenciados que viabilizem a ampliação ao acesso às atividades de promoção de saúde e prevenção de agravos, para a população masculina. “Nosso intuito é facilitar o acesso dos homens aos serviços de saúde através de horários alternativos, que produzam o aumento da procura desse público de forma a contribuir na redução dos fatores de risco e, consequentemente, o aumento da prevenção à saúde em todos os níveis”, avalia.

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro