Secretaria de Saúde inicia mobilização contra uso de álcool e drogas

28

Teve início na segunda-feira, 18/02, a  Semana de Combate ao uso de Álcool e Drogas em Porto Seguro. A mobilização, lançada pela Secretaria de Saúde, integra círculo de palestras educativas, com enfoque direcionado as políticas de prevenção e abordagem direta quanto aos fatores de riscos e os danos que podem ser causados pelo uso/abuso das substâncias psicoativas. O objetivo das atividades, implementadas pela Saúde Mental, é alcançar público diversificado, promovendo a ampliação do conhecimento da população em geral.

Cronograma

A programação, que inclui visitas a igrejas e escolas, já foi iniciada com intervenções junto à comunidade indígena. Profissionais da saúde mental realizaram oficina de prevenção, na sexta-feira 15, na aldeia Barra Velha, dentro da jornada pedagógica de educação escolar. O evento foi direcionado a professores que atuam na rede de ensino local.

A comunidade do Campinho, subsidiada pela igreja Assembléia de Deus Missão, também recepcionou na noite do dia 18, as equipes que atuam nos 3 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Vigilância em saúde e Programa de Combate ao Tabagismo. O encontro destacou-se pela realização de roda de conversa, com abordagem sobre o uso/ abuso de álcool e outras drogas, bem como a importância dos fatores de proteção, dentre eles: fortalecimento do diálogo no espaço familiar, adesão à prática esportiva e desenvolvimento de aspetos culturais.

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, ressalta que esse trabalho de conscientização é feito continuamente, “É importante que a capanha chegue aos jovens e esses, por sua vez, disseminem pela família, mobilizando cada vez mais a ação de combate ao uso do álcool e das drogas”, destacou.

Alunos do Colégio Municipal Padre Anchieta também receberam nesta terça-feira, 19, a equipe técnica da saúde. Durante a visita, estudantes de 14 a 15 anos participaram de palestra expositiva, cujo direcionamento apontou a classificação das drogas com relação direta aos maléficos produzidos. Além disso, foi discutida a necessidade de romper com o ciclo discriminatório social, que atinge usuários de drogas.

Para a superintendente da saúde mental, Vandermilza Barbosa de Souza, é grande a  necessidade de trabalhar a prevenção ao álcool e as drogas. “Estamos trabalhando em rede, sendo esta a melhor metodologia, pois juntos temos muito mais força para agirmos, estimulando a construção de uma comunidade baseada no conhecimento, capaz de produzir o claro entendimento sobre os reais riscos fisiológicos, sociais e psicológicos. A atenção da Secretaria de Saúde permanece voltada nesse sentido, de aproximar a população para a responsável prevenção e consciência, pois percebemos diariamente o quanto o consumo abusivo desestrutura as o indivíduo e suas famílias”, pontua.

 Secretaria de Saúde

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro

Related posts:

6ª edição do Porto Seguro Rosa é oficialmente lançada à população
Agentes de combate às endemias são homenageados
Quinta-Feira Rosa Choque na Unidade de Saúde Arraial/Bairro
Saúde Bucal- 6º Porto Seguro Rosa
Porto Seguro amplia cuidados sociais direcionados aos pacientes com câncer
6º edição do Porto Seguro Rosa encerra com grande caminhada
Vigilância Sanitária apura denúncia de venda indevida de água da chuva
Novembro Azul, agora em dose dupla
5º edição do Novembro Azul é oficialmente lançada em Porto Seguro
Quinta-Feira Azul oferece horário diferenciado na assistência e cuidado à saúde do homem
Porto Seguro realizará mutirão de exames pré-operatórios para cirurgia de catarata
Ações do Novembro Azul desenvolvidas na balsa
Idosos de Porto Seguro são beneficiados com exames para diagnosticar catarata
Seminário de prevenção combinada com arte, educação e cidadania no combate IST/AIDS/Hepatites
Ações do Novembro Azul ganham reforço no Areião
Semana de luta contra a AIDS é contemplada com Seminário
Dia D do Novembro Azul mobiliza homens em Porto Seguro
Comunidade de Casas Novas recebe nova unidade de saúde
Confraternização feliz marca a festa de natal do CAPS II
Festa de Natal alegra crianças no SAE Ed Aquino
SAMU 24H completa 12 anos de relevantes serviços em Porto Seguro
Agentes de Combates às endemias de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte recebem novos KITS d...
Porto Seguro tem novo hospital credenciado para cirurgias eletivas
Nova sede da secretaria de saúde é oficialmente entregue à população de Porto Seguro
Animação agita CARNACAPS2019