Semana de luta contra a AIDS é contemplada com Seminário

32

“Seminário de Prevenção Combinada com Arte, Educação e Cidadania” é o tema do evento, em Porto Seguro, que teve abertura oficial na tarde desta quarta-feira, 28/11, no Centro de Cultura, com adesão de grande público, das mais diversificadas esferas da sociedade civil, contou com presença massiva de estudantes de importantes instituições de ensino.

O evento,  que segue nesta quinta-feira, 29, às 14h,  é promovido pela Prefeitura de Porto Seguro, em parceria com OSC Baianarte, em comemoração aos 30 anos do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, instituído pela ONU, que definiu 1º de dezembro como a data de engajamento em prol dos portadores da doença, ressaltando as batalhas e conquistas obtidas nestas 3 décadas.

O secretário de saúde, Kerrys Ruas, representando a prefeita Cláudia Oliveira, recebeu à mesa diretiva composta pela diretora DST/AIDS/HEPATITES, Beatriz Duarte, o diretor do Baianarte, Thiago Maciel, a presidente do conselho municipal de saúde, Jeane Medeiros e a técnica da SESAB, Jamile Cotias.

Para o secretário de saúde, Kerrys Ruas, “Porto Seguro está de parabéns por proporcionar esta brilhante rede de cooperação e cuidado preventivo, através da realização do relevante seminário, principalmente porque nosso município é referência, na Bahia, por meio do departamento DST/AIDS e Hepatites Virais, na assistência aos pacientes de HIV/AIDS, residentes no município, e em  outras cidades. Agradeço todo empenho do SAE Ed Aquino – Serviço de Atendimento Especializado em HIV/AIDS e Hepatites Virais, na pessoa da diretora Beatriz Duarte, como também a parceria com a ONG Baianarte, através do diretor o Thiago Maciel”, confirma.

Atividades  

Os participantes foram recebidos no auditório principal com apresentações percussivas  do Projeto Encantarte,  de Itabuna, liderado pela banda Negras Perfumadas, que empolgou a plateia. Na sequência, foram iniciadas as apresentações da Cia de Arte Ed Aquino, com o Festival de Paródias, destacando-se pelo trabalho de inclusão mobilizadora dos estudantes, com base em letras que enfatizam o sexo seguro, através do uso da camisinha.

Depoimento

A programação seguiu com atuação cênica do Drº Camisinha, presidente da rede nacional de pessoas com AIDS. Ao usar elementos do teatro para abordar o uso necessário do preservativo, como mecanismo principal para evitar a  infecção de doenças sexualmente transmissíveis, o palestrante, de Uberlândia, relatou ser portador do HIV há 18 anos. O testemunho comovente, detalhado pela existência do preconceito que ainda existe na sociedade, reforçou a prevenção como prioridade.

“Vivo a luta de cada dia para manter-me com saúde. Hoje, com o avanço da medicina, eu tomo 2 comprimidos diariamente, mas recebo ainda 1000 gestos de preconceito. O meu pecado foi fazer sexo sem preservativo, que a minha história sirva para vocês meditarem. Eu tinha 27 anos quando descobri a doença, muitas coisas foram interrompidas, mas eu estou aqui sobrevivendo. O que me interessa é dizer a vocês: não façam nada que comprometa sua saúde, usem camisinha em todas as relações”, alerta.

 Secretaria Municipal de Saúde

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Related posts:

6ª edição do Porto Seguro Rosa é oficialmente lançada à população
Agentes de combate às endemias são homenageados
Quinta-Feira Rosa Choque na Unidade de Saúde Arraial/Bairro
Saúde Bucal- 6º Porto Seguro Rosa
Porto Seguro amplia cuidados sociais direcionados aos pacientes com câncer
6º edição do Porto Seguro Rosa encerra com grande caminhada
Vigilância Sanitária apura denúncia de venda indevida de água da chuva
Novembro Azul, agora em dose dupla
5º edição do Novembro Azul é oficialmente lançada em Porto Seguro
Quinta-Feira Azul oferece horário diferenciado na assistência e cuidado à saúde do homem
Porto Seguro realizará mutirão de exames pré-operatórios para cirurgia de catarata
Ações do Novembro Azul desenvolvidas na balsa
Idosos de Porto Seguro são beneficiados com exames para diagnosticar catarata
Seminário de prevenção combinada com arte, educação e cidadania no combate IST/AIDS/Hepatites
Ações do Novembro Azul ganham reforço no Areião
Dia D do Novembro Azul mobiliza homens em Porto Seguro
Comunidade de Casas Novas recebe nova unidade de saúde
Confraternização feliz marca a festa de natal do CAPS II
Festa de Natal alegra crianças no SAE Ed Aquino
SAMU 24H completa 12 anos de relevantes serviços em Porto Seguro
Agentes de Combates às endemias de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte recebem novos KITS d...
Porto Seguro tem novo hospital credenciado para cirurgias eletivas
Nova sede da secretaria de saúde é oficialmente entregue à população de Porto Seguro
Secretaria de Saúde inicia mobilização contra uso de álcool e drogas
Animação agita CARNACAPS2019