Semana Nacional do Trânsito inicia com blitz educativa em Porto Seguro

A Semana Nacional do Trânsito iniciou nesta quarta-feira, 18 de setembro, em todo o Brasil. Em Porto Seguro a campanha realizada pela Prefeitura, por meio da pasta municipal de Trânsito e Serviços Públicos / Superintendência de Trânsito, com apoio da Polícia Militar e Secretaria Municipal de Saúde, iniciou as atividades relacionadas no distrito de Vale Verde, com concentração da equipe do Trânsito e Guarda Civil na pista, próxima ao Posto de Polícia Rodoviária Estadual.

A blitz foi realizada com distribuição de panfletos educativos e abordagens para orientação aos motoristas, que passaram pelo local, sobre direção defensiva, importância do uso do cinto de segurança, atenção, manutenção dos veículos regularmente, bem como, jamais conduzir veículos caso tenha ingerido bebida alcoólica. Além disso, foi feito uso do etilômetro (bafômetro) e a equipe da Saúde realizou exames rápidos e aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, bem como corte de cabelo para os caminhoneiros.

Com o mesmo objetivo, que é promover a segurança no trânsito, na sexta-feira, 20, a blitz será promovida próximo ao Terminal Rodoviário de Porto Seguro, onde há um intenso fluxo de veículos durante todo o dia. Na segunda-feira, 23, a blitz educativa está marcada para Arraial d’Ajuda.

O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para o ano de 2019 é “No Trânsito, o Sentido é a Vida”. A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

O Secretário de Trânsito e Serviços Públicos, Fábio Costa, destaca que “a campanha é importante para promover conscientização sobre os cuidados no trânsito para a segurança ao volante e preservação da vida”, frisa, informando que as ações devem ser realizadas até o dia 25.

Secretaria Municipal do Trânsito e Serviços Públicos