Planejamento de atividades


Ações Imediatas

Ações Estruturantes para Atividades Culturais e Turísticas

Problema

Novos indicadores de demanda e mercadológicos impostos pela Covid 19

OBJETIVO

Estruturação de estratégia com plano de trabalho integrado para maior diferencial competitivo e inovador.

INDICADORES

Direcionamento e reposicionamento mercadológico.

Causas
Ação prevista
Inexistência de parâmetros nacionais e internacionais
Definir com as instituições forma segura de atendimento aos usuários
Direcionamento e Reposiocionamento Estratégico
Contratação de Consultoria e Assessoria
Monitoramento e gestão das atividades estruturadas e entregues com a consultoria
Contratação de profissionais em vigilância Sanitária e fiscais para Sectur (orientado pela Secretaria de Saúde)
Estruturação de comissões multisetoriais para construção do plano de retomada – CMDT / TRADE
Estruturação do fundo de cultura - Direcionamento da Cultura e Turismo
Pesquisas de mercado de forma setorial – monitoramento em todas as fases
Criação de Produtos Comerciais e de Promoção Institucional, Histórico e Cultural
São João Passou Aqui
Descubra um Porto Seguro pra Você - versão virtual
Necessidade de readequação do conteúdo histórico - cultural em sitios históricos, equipamentos culturais, edificações emonumentos
Reestruturação de roteiro histórico cultural - sinalização, conteúdo auto,
Restauração dos atrativos históricos culturais - iluminação das Igrejas , cruzeiro, escadaria,
Readequação do Museu do Descobrimento - monitoria em realidade aumentada, aquisição e instalação dos equipamentos
Necessidade de atestar a segurança em locais com aglomeração de pessoas
Criação de um selo de saúde para locais com aglomeração e alto risco de contágio
Definição de prazos
Criação de Cronograma de retomada das atividades turística, culturai e de entretenimento, por cada um dos segmentos
Levantamento de demanda de equipamentos e estruturas que precisem de novos protocolos sanitários e indicadores de prestação de serviços
Definição de parâmetros de Serviço e Estruturação de protocolo de higienização para Ambulantes (artesanato e outros)
Estruturar calendário de abertura de equipamentos, realização de eventos em todos os seus formatos/capacidade
Definição de parâmetros de Serviço e Estruturação de protocolo de higienização para Meios de Hospedagem (Recepção, apartamento, mobiliário, rouparia, restaurante, área de lazer, salão de evento, refeitório, administrativo, espaço de recreação infantil, salão de jogos, sanitários em áreas comuns,
Definição de parâmetros de Serviço e Estruturação de protocolo de higienização para veículos de transporte turístico
Definição de parâmetros de Serviço e Estruturação de protocolo de higienização para Bares e Restaurantes
Definição de parâmetros de Serviço e Estruturação de protocolo de higienização para Barracas e Estruturas de Praia
Apoia à parâmetros de Serviço e Estruturação de protocolo de higienização para transporte público (marítimo, fluvial, terrestre)
Definição de parâmetros de Serviço e Estruturação de protocolo de higienização para Reservas e Parques Recreativos
Definição de parâmetros de Serviço e Estruturação de protocolo de higienização para Equipamentos Culturais (Museus, Galerias, Cinemas, Igrejas)
Definição de parâmetros de Serviço e Estruturação de protocolo de higienização para Ambulantes (alimentos e bebidas)
Atendimento ao ordenamento necessário e processos de limpeza em espaços urbanos
Determinação de parâmetros de higienização de equipamentos de receptivo: Aeroportos (carrinhos, salas de embarque / desembarque, pistas de pouso, Terminais rodoviários
Ordenamento espacial de serviços e de higienização: Passarela do Descobrimento, Praça dos Relógio, Centro Histórico, Beco das Cores, Praça dos Hippies, Praça do Bosque. Inclusive com cronograma de permissões
Novos parâmetros de limpeza urbana como: Pontos de Taxi, Mototaxi, Onibus, Pier Municipal
Necessidade de monitoramento nas portas de acesso da Cidade
Criação dos protocolos de isolamento social, respiratório, quarentena de passageiros provenientes de municipios, estados e países com contágio comunitário e outros indicadores
Criação de barreiras sanitárias e de saúde em localidades como: Posto PRF, Posto PRE, Aeroportos, Terminais Rodoviários
Aplicação de testes e monitoramento de turistas nacionais e internacionais
Necessidade de protocolos para casos suspeitos e confirmados em equipamentos turísticos( não munícipes )
Criação e adoção de sistema de monitoramento
Criação de protocolos para hóspedes e funcionários de meios de hospedagem
Criação de planos de contigência para casos confirmados de hóspedes e funcionários
Necessidade de aumento de infraestrutura de higienização público
Construção de sanitários e pontos de higienização em locais públicos, como: Passarela do Descobrimento, Praça dos Relógio, Centro Histórico, Beco das Cores, Praça dos Hippies, Praça do Bosque, Equipamentos Culturais (Museus, Galerias, Cinemas, Igrejas
Necessidade de criação de identidade "Destino seguro em Saúde"
Criação de identidade visual (título e marca)
Coleta de informação
Produção de material de divulgação (digital)
Criação de Videos acerca da infraestrtura em Saúde
Criação de sistema de comunicação de boletins médicos periódicos
Necessidade de manter a segurança em locais com aglomeração de pessoas
Criação de um selo de saúde para locais com aglomeração e alto risco de contágio

Ações de Curto Prazo

Ações Estruturantes para Atividades Culturais e Turísticas

Causas
Ação prevista
Inexistência de parâmetros nacionais e internacionais
Pesquisa e compilação de informações dos órgãos de vigilância
Direcionamento e Reposiocionamento Estratégico
Contratação de Consultoria e Assessoria
Monitoramento e gestão das atividades estruturadas e entregues com a consultoria
Pesquisas de mercado de forma setorial – monitoramento em todas as fases
Investimento em atrativos turísticos e produtos culturais
Criação de Produtos Comerciais e de Promoção Institucional, Histórico e Cultural
São João Passou Aqui
Descubra um Porto Seguro pra Você - versão virtual
Necessidade de criação de identidade "Destino seguro em Saúde"
Criação de identidade visual (título e marca)
Coleta de informação
Produção de material de divulgação (digital)
Criação de Videos acerca da infraestrtura em Saúde
Criação de sistema de comunicação de boletins médicos periódicos

Ações de Médio Prazo

Ações Estruturantes para Atividades Culturais e Turísticas

Causas
Ação prevista
Inexistência de parâmetros nacionais e internacionais
Pesquisa e compilação de informações dos órgãos de vigilância
Direcionamento e Reposiocionamento Estratégico
Consultoria e Assessoria
Monitoramento e gestão das atividades estruturadas e entregues com a consultoria
Monitoria e realização Produtos Comerciais e de Promoção Institucional, Histórico e Cultural
Festival gastronomico Esquina do Mundo
Festival de Jazz
Festival de Cinema
Coleta de Informação e monitoramento
Pesquisas de mercado de forma setorial – monitoramento em todas as fases
Investimentos em atrativos
Atrativos Turísticos e Produtos Culturais
Criação de Produtos Comerciais e de Promoção Institucional, Histórico e Cultural
Descubra um Porto Seguro pra Você - versão virtual
Necessidade de criação de identidade "Destino seguro em Saúde"
Criação de identidade visual (título e marca)
Coleta de informação
Produção de material de divulgação (digital)
Criação de Videos acerca da infraestrtura em Saúde / de roteiro histórico cultural - sinalização, conteúdo auto
Criação de sistema de comunicação de boletins médicos periódicos

Ações Imediatas

Ações de Relacionamento com Mercado Interno e Externo

Problema

Efeitos do impacto no posicionamento do Destino diante o COVID-19

OBJETIVO

Identificar ações e informações consolidadas e comunica-las ao mercado interno e externo através de ferramentas e campanhas

INDICADORES

Geração de informação para todos os principais destinos emissores e atores da cadeia local

Causas
Ação prevista
Comunicação com Mercado Emissor (CIAS Aéreas, Operadoras, Agências e Excursões Rodoviárias)
Mapeamento e finalizaçãio de mailling (foco na mesorregião)
Divulgação de Campanha
Identificação de ações concretas que impactam na experência do turista
Indentificação de ações de boas práticas (privado) para divulgação
Identicação de informações quanto aos protocolos de higienização e parâmetros de serviços
Abastecimento de releases com atualizações semanais
Comunicação com Imprensa
Mapeamento e finalizaçãio de mailling
Divulgação de Campanha
Identificação de ações concretas que impactam na experência do turista
Indentificação de ações de boas práticas (privado) para divulgação
Identicação de informações quanto aos protocolos de higienização e parâmetros de serviços
Abastecimento de releases com atualizações semanais
Comunicação Mercado Interno
Mapeamento e finalizaçãio de mailling (Meios de Hospedagem, Guias e Agências)
Abastecimento de releases com atualizações semanais
Indentificação de ações de boas práticas para divulgação interna
Apresentação de Campanha a ser criada
Promoção Digital
Continuação de cronograma de postagem em mídias sociais (efeito covid)
Impulsionamentos precisos na mesorregião
Ações de Mercado
Mapeamento das ações
Agência de Publicidade
Aprovação e impressão de materiais pendentes que servirão ao mercado
Criação de Campanha
Outras ações
Identificação, desenvolvimento e contratação de sistema de envio de e-mail mkt
Campanha "Descubra um Porto Seguro pra você"
Criação de título, slogan, peças digitais e físicas
Baseado na geração de confiança ao turista
Plataforma de informação (hotsite)
Criação de Videos acerca da infraestrtura em Saúde
Criação de sistema de comunicação de boletins médicos periódicos

Ações de Curto Prazo

Ações de Relacionamento com Mercado Interno e Externo

Causas
Ação prevista
Comunicação com Mercado Emissor (CIAS Aéreas, Operadoras, Agências e Excursões Rodoviárias)
Divulgação de Campanha criada
Intensificar divulgação de canais (dúvidas ou esclarecimentos)
Identificação de ações concretas que impactam na experência do turista
Indentificação de ações de boas práticas (privado) para divulgação
Identicação de informações quanto aos protocolos de higienização e parâmetros de serviços
Abastecimento de releases com atualizações semanais
Comunicação Mercado Interno
Abastecimento de releases com atualizações semanais
Indentificação de ações de boas práticas para divulgação interna
Promoção Digital
Continuação de cronograma de postagem em mídias sociais (efeito covid)
Incorporação de Campanha aos canais
Impulsionamentos precisos na mesorregião

Ações de Médio Prazo

Ações de Relacionamento com Mercado Interno e Externo

Causas
Ação prevista
Comunicação com Mercado Emissor (CIAS Aéreas, Operadoras, Agências e Excursões Rodoviárias)
Divulgação de Campanha criada (continuação)
Intensificar divulgação de canais (dúvidas ou esclarecimentos)
Identificação de ações concretas que impactam na experência do turista
Indentificação de ações de boas práticas (privado) para divulgação
Abastecimento de releases com atualizações semanais
Comunicação com Imprensa
Mapeamento e finalizaçãio de mailling
Divulgação de Campanha
Identificação de ações concretas que impactam na experência do turista
Indentificação de ações de boas práticas (privado) para divulgação
Identicação de informações quanto aos protocolos de higienização e parâmetros de serviços
Abastecimento de releases com atualizações semanais
Comunicação com Imprensa
Intensificar divulgação de canais (dúvidas ou esclarecimentos)
Identificação de ações concretas que impactam na experência do turista
Indentificação de ações de boas práticas (privado) para divulgação
Abastecimento de releases com atualizações semanais
Press Trips com ao menos um novo roteiro (Já temos um roteiro rural na Fazenda Bom sossego e podemos tentar o Passeio do Rio Buranhém)
Comunicação Mercado Interno
Abastecimento de releases com atualizações semanais
Indentificação de ações de boas práticas para divulgação interna
Promoção Digital
Continuação de cronograma de postagem em mídias sociais (efeito covid)
Incorporação de Campanha aos canais
Impulsionamentos precisos na mesorregião

Ações Imediatas

Ações para Melhoria da Experiência Cultural e Turística

Problema

Adoção de medidas sanitárias de segurança e adequação de serviços para nova realidade imposta pela pandemia. Necessidade de Inovação nos produtos.

OBJETIVO

Criação de protocolos, processos, padronização de serviços além da criação e estruturação de produtos culturais e turísticos para comunidade geral e turistas

INDICADORES

Atingir de 100% dos prestadores de serviço, ambulantes e equipamentos

Causas
Ação prevista
Criação de Protocolo quanto ao atendimento
Normatização dos serviços de guiamento quanto a forma de atendimento e capacidade de carga
Necessidade de manter a segurança em locais com aglomeração de pessoas
Criação de um selo de saúde para locais com aglomeração e alto risco de contágiona elaboração e apresentação para o trade turístico do Plano de Ação e nova regulamentação de segurança sanitária
Necessidade de readequação do conteúdo histórico - cultural em sitios históricos, equipamentos culturais, edificações emonumentos
Reestruturação de roteiro histórico cultural - sinalização, conteúdo auto,
Restauração dos atrativos históricos culturais - iluminação das Igrejas , cruzeiro, escadaria,
Readequação do Museu do Descobrimento - monitoria em realidade aumentada, aquisição e instalação dos equipamentos

Ações de Curto Prazo

Ações para Melhoria da Experiência Cultural e Turística

Causas
Ação prevista
Necessidade de fiscalzação, monitoramento e Centro de Informações
Vistoria para autorização de funcionamento de acordo com adequação às novas normas de seguranca sanitária
Assinatura de Termo de Responsabilidade dos estabelecimentos pós-vistoria
Implantação de mecanisco de monitoramento de casos relacionados a
Turistas para aplicação do Plano de Contigenciamento, se necessário
Criação de Centro de Informações para esclarecimentos sobre a retomada para o trade e turista
Normatização dos serviços de guiamento quanto a forma de atendimento e capacidade de carga
Necessidade de readequação do conteúdo histórico - cultural em sitios históricos, equipamentos culturais, edificações emonumentos
Normatização dos serviços de guiamento quanto a forma de atendimento e capacidade de carga

Ações de Médio Prazo

Ações para Melhoria da Experiência Cultural e Turística

Causas
Ação prevista
Necessidasde de Fiscalização
Fiscalização periódica de continuidade de adequação as novas normas e sanitização