Notícias

Notícias | 08.11.2017 02:36

4º Novembro Azul em Porto Seguro

img_alt



O lançamento da 4º edição do Novembro Azul em Porto Seguro ocorreu na tarde desta quarta-feira, 7/11, nas dependências da Câmara de Vereadores. O evento, que objetiva intensificar as estratégias de enfrentamento ao câncer de próstata em todo município, doença responsável por desencadear 61.200 casos em  2016 no Brasil, destacou-se pela participação coletiva da sociedade.

A abertura oficial da cerimônia foi composta pelas presenças da secretária de saúde, Edna Alves, secretário de comunicação, Cézar Aguiar, vereador Wilson Machado, urologista Josdaney Carneiro e a superintendente da atenção básica, Josiany Garcia. O evento contou com a participação do secretariado municipal, representantes do poder legislativo, membros do corpo de bombeiros, servidores da saúde e sociedade civil.

\"Nosso intuito é fomentar ações preventivas no combate ao câncer de próstata para que haja adesão dos homens quanto ao cuidado essencial através dos exames de PSA e toque retal. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura. O Novembro Azul é mês dedicado não apenas à prevenção dessa doença, mas ofertaremos, em todas as unidades de saúde, à integralidade dos serviços para a população masculina. Dessa forma, a adesão dos homens é imprescindível\", afirma a secretária de saúde, Edna Alves.

Homenagens póstumas

Em reconhecimento ao legado profissional e humano do médico Edson Martins, especializado em urologia, que atuou durante 15 anos a serviço do Sistema Único de Saúde em  Porto Seguro foram promovidas série de homenagens ao profissional falecido em maio deste ano. A comovente solenidade, assistida pela esposa Liana Martins, a filha Lia Martins e demais familiares presentes, iniciou-se com a leitura de trechos biográficos do Dr Edson quando chegou a Porto Seguro e o brilhante trabalho desenvolvido nas unidades de saúde da família em que atuou.

O roteiro de homenagem contou ainda com a exibição de vídeo contendo fotos do médico, seguida da leitura de poema e a entrega da placa in memoriam, pelas mãos da secretária Edna Alves e secretário de comunicação, Cézar Aguiar, à família. Na oportunidade, a secretária de saúde ressaltou a relevante contribuição do Dr Edson Martins no município, apresentando, a pedido da prefeita Cláudia Oliveira, à Câmara de Vereadores,  solicitação do projeto para que o nome do Dr Edson Martins seja dado a unidade de saúde do Mercado do Povo, local que exerceu atividades até os últimos dias de vida.

Ciclo de palestras

A programação ampliou-se com a apresentação sobre o cenário epidemiológico referente aos principais agravos que acometem a população masculina de Porto Seguro. Entre os indicadores fornecidos pelo Diretor Programa Saúde do Homem, Gleison Souza, ênfase aos 37 pacientes diagnosticados com câncer de próstata que recebem tratamento e são acompanhados pelo município. O público conferiu também a palestra do urologista Josdaney Carneiro,  que apontou no Brasil, o registro de 52 mil novos casos de câncer de próstata, por ano, com base nos fatores de risco: idade, histórico familiar, obesidade, sedentarismo. O especialista sinalizou que a doença é silenciosa, não apresentando sintomas, por esta razão a necessidade dos homens realizarem o exame anual do PSA e toque retal.

Alegria emocional

Finalizando a tarde, com muito bom humor e descontração interativa, o coordenador da Alegro Terapeuta, de Teixeira de Freitas, José Hélio, disseminou alegria usando a imagem lúdica do palhaço no intuito de transmitir brincadeiras criativas por meio da saúde emocional.

Secretaria de Saúde

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro