Notícias | 01.12.2017 05:32

Dia Mundial na luta contra a AIDS

img_alt

Neste 1 de dezembro o mundo uni-se no mesmo propósito: a luta contra a AIDS. A data celebrada nesta sexta feira, marcada pela ornamentação de bandeiras vermelhas no Trevo do Cabral, em Porto Seguro, como símbolo de mobilização, destaca-se por múltiplas ações promovidas pela Secretaria de Saúde  com atuação do Departamento de IST/AIDS e parceiros sociais.

Atividades simultâneas

O cronograma  iniciou às 7h30 com a passeata no bairro Frei Calixto tendo a parceria do Projeto Arte, Cidadania e Prevenção envolvendo estudantes das escolas municipais objetivando engajar a sociedade sobre a importância da prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

Pedágio da Camisinha

Com apoio da Secretaria de Trânsito, o circuito de atividades em prol a mobilização no combate a AIDS ganhou reforço através do Pedágio da Camisinha na Av. 22 de Abril, às 9h. No local, profissionais de IST/AIDS, Vigilância Epidemiológica e equipes de Endemias abordaram pedestres e condutores distribuindo preservativos ressaltando conceitos essenciais quanto ao sexo seguro por meio do uso da camisinha.

Unidades de Saúde

A sequência do cronograma desenvolveu-se em todas as unidades de saúde da família por meio da  realização de testes rápidos preventivos as Ists com foco na AIDS e o enfrentamento permanente contra o preconceito e discriminação aos portadores do vírus.

\"Pretendemos assegurar que a população tenha o direito à saúde com qualidade, por essa razão, a gestão municipal mantém o empenho e todo o trabalho  através da  Diretora do Departamento de IST/AIDS, Beatriz Duarte e parceiros como o Tiago Maciel, responsável pelo Projeto Arte, Cidadania e Prevenção, promovendo  hoje atividades que priorizam a prevenção conscientizadora do HIV, como também, lutando para  defender os direitos das pessoas que vivem com a doença e contra o preconceito”, informa a Secretária de Saúde, Edna Alves.

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro