Notícias | 06.11.2017 07:30

Novembro Azul: homem também se cuida

img_alt

Novembro Azul: homem também se cuida

O mês mudou e a cor também, mas a valorização da vida continua sendo intensificada nas ações de saúde implementadas em Porto Seguro. Com início do 4º Novembro Azul,  a Secretaria de Saúde promoverá  atividades exclusivas direcionadas ao público masculino, em todas as unidades de saúde da família, tendo a perspectiva de mobilizar os homens sobre a importância do cuidado preventivo por meio da conscientização de doenças que os atingem, e a regularidade necessária na realização de exames.

Lançamento da campanha

No intuito de convocar a sociedade para difundir a relevância da campanha municipal, será promovida a abertura oficial dia 7/11, na Câmara de Vereadores, às 14h. O evento contará com a prefeita Cláudia Oliveira, secretária de saúde, Edna Alves, representantes do poder legislativo, profissionais de saúde e sociedade civil.  Durante o encontro, o público terá acesso à programação a ser desenvolvida nas unidades de saúde da família.

Destaque na prevenção

Entre as estratégias de enfrentamento a serem realizadas no município, ênfase ao câncer de próstata, agravo que ocupa o segundo lugar no mundo e o primeiro no Brasil. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer, cerca de 61.200 casos  foram registrados no ano de 2016 no país. A prevenção contra este mal deve começar cedo, a partir dos 40 anos, pois o desenvolvimento do tumor ocorre de forma lenta. Atualmente, o Sistema Único de Saúde oferece tratamento e acompanha 37 pacientes diagnosticados com câncer de próstata no município.

“A prevenção é, sem dúvida alguma, a decisão mais correta no combate aos agravos, seja tanto para homens e mulheres. O mês de outubro foi marcado pelo engajamento do 5º Porto Seguro Rosa, que obteve excelente adesão participativa social na permanente luta contra o câncer de mama. Iniciamos o 4º Novembro Azul com a visão de prevenção e diagnóstico, pilares fundamentais da nossa gestão integradora, com base nos serviços executados, durante todo o ano, na atenção básica através do Programa Saúde do homem. Nossa intenção é que os homens participem das ações e mobilizem-se mutuamente, pois o câncer de próstata é curável quando o diagnóstico é precoce\", diz a secretária de saúde, Edna Alves.

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro