F Compratilhe No FacebookCompartilhe com Whatsapp

Vigilância em Saúde intensifica ações educativas

Categoria : Secretaria de Saúde | Sub-Categoria : Gestão e saúde Postagem de: 2020-08-04 12:23:46


Vigilância em Saúde intensifica ações educativas

Em permanente atuação direcionada ao enfrentamento contra a COVID-19 e as arboviroses   (Dengue, Zika e Chikungunya) a Vigilância em Saúde tem desenvolvido importantes intervenções nas comunidades do município de Porto Seguro. Contando com apoio das equipes integradas a Educação Popular em Saúde (EPS), por meio dos agentes de combate às endemias, as atividades de monitoramento também são executadas pelos agentes comunitários de saúde.

 

De acordo com a superintendente da vigilância em saúde, Larissa Altoé, são atividades pertencentes ao programa implantado no cronograma do setor epidemiológico municipal. "Estamos em contínuo trabalho para promover a prevenção, controle e bloqueio dos agravos à saúde da população, mas, neste período de pandemia, as equipes têm reforçado o cuidado, tendo a perspectiva de ampliar a mobilização do cidadão no que diz respeito a responsabilidade pessoal com a higiene, bem como evitar aglomerações e não sair sem máscara", declara.      

 

 Proteção

 

Cumprindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e protocolos municipais, os agentes atuam munidos dos equipamentos de proteção individual, utilizando álcool em gel para higienização constante das mãos.

 

Trabalho informativo

 

Divididos em equipes percorrem as principais ruas dos bairros, com a finalidade de executar trabalho informativo para a população, sobre as normas de condutas necessárias na pandemia, em referência ao distanciamento social, uso obrigatório e adequado da máscara e, claro, a constante lavagem das mãos.

 

Abordagens

 

Durante as abordagens aos moradores, as equipes estão realizando aferição da temperatura. Outro aspecto em destaque são as distribuições gratuitas das máscaras, que são produzidas pelos próprios profissionais.