Combata os Criadouros, Seja Responsável

Tampe os Tonéis e Caixas-d’Água.

Mantenha as calhas sempre limpas.

Deixe as garrafas sempre viradas.

Coloque areia nos vasos de plantas.

Retire sempre água dos pneus.

Mantenha a lixeira bem fechada.

O MOSQUITO ESTÁ MUITO MAIS PERIGOSO

Dengue, Chikungunya e Zika elas são transmitidas pela picada do mosquito aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue. Se o inimigo está mais perigoso o combate precisa aumentar. Ajude a eliminar os criadouros nas casas, nas escolas, no trabalho e nas áreas de lazer. Essa é uma tarefa de todos.


DENGUE



SINTOMAS

O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores em todo o corpo, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

COMPLICAÇÕES

É preocupante devido às complicações agudas e possibilidade
de hemorragias graves. Ocorrem quanto a febre começa a ceder e existem alguns sinais de alarme, que devem levar a pessoa a procurar uma unidade de emergência: vômitos persistentes, dor abdominal e sangramentos. Ao sentir um dos sinais de alerta, procure uma unidade de saúde mais próxima.


 

CHIKUNGUNYAM



SINTOMAS

Também tem início súbito de febre, que pode ser alta, porém menor que no caso de Dengue, dor muscular e nas articulações (estas são mais fortes do que na Dengue ou na Zika), dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.

COMPLICAÇÕES

A principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.


 

ZIKA


SINTOMAS

Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), conjuntivite (olhos vermelhos sem secreção ou coceira), dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

COMPLICAÇÕES

Pode ocorrer persistência das dores e edema articular, e no caso das gravidas pode ocasionar os bebes podem nascer com má formação congênita, como por exemplo a microcefalia.

A Microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal.


Fique atento

Denuncie agua parada e terrenos abandonados assim protejera sua vida e a de muitas pessoas

Cuide do seu bairro

No caso dos sintomas o medico devera ser chamado, busque sempre uma proteção e amigos

Se previna

Use repelente, busque sempre beber muito liquido, alimente-se corretamente e chame os agentes de saúde para verifica o seu bairro.