O monumento “Marco do Descobrimento”, que conta a história da colonização brasileira, volta a brilhar em Porto Seguro (BA)

Um importante símbolo de registro da chegada dos portugueses ao Brasil, que fica no Centro Histórico de Porto Seguro (BA), passou por revitalização neste final de semana (27/03), após anos de abandono, devolvendo a beleza ao lugar e o respeito ao patrimônio histórico da cidade e do país. O monumento “Marco padrão de posse do Descobrimento”, que fica em um dos pontos turísticos mais visitados, passou por limpeza técnica, recebeu nova redoma de vidro protetora e iluminação adequada. A recuperação, a pedido dos moradores, foi realizada com o apoio do Prefeito Jânio Natal, do Vice-Prefeito e Secretário de Turismo Paulinho Toa Toa, do Secretário de Trânsito e Serviços Públicos Luciano Alves e da parceria firmada entre a Superintendência da Cultura e o Escritório Técnico do IPHAN local.  

“Estamos muito satisfeitos com a revitalização do ‘Marco do Descobrimento’ que representa nada mais nada menos do que o início da nossa nação, algo de imenso valor histórico e de pertencimento para Porto Seguro”, destacou o Secretário Paulinho Toa Toa.   

Segundo o Administrador do Centro Histórico, Paulo Henrique, este monumento é o registro mais antigo da chegada dos portugueses ao Brasil, do ano de 1503. “Ele é fundamental para a cidade e foi instalado no local onde foram construídas a primeira vila de moradores, a primeira igreja do país e a Casa de Câmara e Cadeia, que tornam, hoje, o espaço um verdadeiro museu aberto do Descobrimento e importante ponto turístico de Porto Seguro”, descreveu Henrique.     


Secretaria de Cultura e Turismo

Secom - Prefeitura de Porto Seguro