AGENTES AMBIENTAIS DA SEMAC REALIZAM FISCALIZAÇÃO NO RIO VILA

MEIO AMBIENTE 17 , outubro de 2023

Agentes de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal (SEMAC) realizaram uma fiscalização ambiental no Rio Vila após relatos de peixes mortos no entorno. A inspeção na segunda-feira, 16, revelou um represamento de água com características de esgoto, incluindo coloração escura, odor forte e sinais de contaminação de águas superficiais.

Durante a fiscalização foram observados peixes lutando por oxigênio na superfície do rio, indicando um acúmulo substancial de matéria orgânica na água, sugerindo efluentes não tratados. Amostras de água e exemplares de peixes falecidos encontrados no local foram coletados para posterior análise.

Até o momento, nenhum transbordamento da rede de esgoto da EMBASA foi avistado pela fiscalização. Contudo, a concessionária será notificada para prestar esclarecimentos. Paralelamente, o Departamento de Obras Públicas realizou a abertura da foz do rio para facilitar o escoamento das águas acumuladas, visando mitigar os impactos ambientais.

Para relatar qualquer preocupação ou emergência ambiental, entre em contato com a SEMAC por meio do Disque Denúncia pelo telefone 73 3012-8554 ou pelo WhatsApp pelo telefone 73 99824-6948.