CRAM de Porto Seguro promove aula de defesa pessoal para mulheres

ASSISTÊNCIA SOCIAL 30 , outubro de 2023

O Centro de Referência no Atendimento à Mulher (CRAM) de Porto Seguro promoveu na última semana uma aula especial de defesa pessoal para as mulheres, com o objetivo de prepará-las para saírem de uma tentativa de agressão.

A aula foi ministrada pelo lutador faixa-preta em jiu-jitsu, Agnaldo Rodrigues, que ensinou às participantes noções iniciais de defesa, esquiva de agressões e como derrubar ou imobilizar o agressor. Em clima descontraído, muitos ensinamentos importantes foram transmitidos para auxiliar as mulheres em momentos difíceis.

Além da aula, o evento contou com uma palestra sobre o Outubro Rosa, ministrada por Vera Lúcia Araújo Ruiz, da Ciranda da Vida, instituição que auxilia pacientes com câncer da cidade. Ao final, um delicioso café da manhã encerrou as atividades.

A coordenadora do CRAM, Andrea Comenale, explica que as aulas de defesa pessoal acontecerão em outros momentos, chegando a mais mulheres em mais uma iniciativa no atendimento às assistidas pelo Centro.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Lívia Bittencourt, o CRAM tem um papel fundamental, oferecendo assistência e apoio para as mulheres em situação de violência, com atendimento, acolhimento, informação, orientação jurídica, acompanhamento psicossocial, além de ações de prevenção e conscientização. “Estamos cada vez mais atentas nos casos de violência contra a mulher em nossa cidade, monitorando e trabalhando para ajudar as mulheres que se encontram nessa situação de tamanha fragilidade”, explicou a secretária.