Educação para a conscientização das questões étnico-raciais em Porto Seguro

EDUCAÇÃO 26 , setembro de 2023

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico (SEDUC) de Porto Seguro lançou a Campanha "Identidades Brasileiras: Autodeclare-se!" em um evento no Colégio Municipal. A iniciativa busca conscientizar os estudantes sobre a importância da autodeclaração étnico-racial, essencial para requisitos como o programa Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR) ligado ao Fundeb. O evento reuniu diretores, coordenadores pedagógicos e professores, destacando o engajamento com a causa.

O Supervisor Pedagógico, Prof. Epaminondas Castro, enfatizou que a sala de aula deve ser um palco de transformação e revolução social, abordando a resistência à autodeclaração de cor como parte de uma construção social. Ângelo Pataxó trouxe a perspectiva indígena, enfatizando a urgência de políticas públicas abrangentes em uma cidade com uma população indígena significativa. Gilmária Menezes ressaltou a importância da campanha para a retificação dos dados no Censo Escolar 2023 e para o exercício pleno da cidadania, enfatizando a luta contínua contra o racismo.

A Campanha "Identidades Brasileiras: Autodeclare-se!" emerge como um farol de conscientização, acendendo discussões fundamentais para avançar rumo a uma sociedade mais justa e igualitária, onde as identidades étnico-raciais sejam plenamente integradas nas estruturas educacionais e sociais.