GAIVOTA É RESGATADA NA PRAIA DO CRUZEIRO EM PORTO SEGURO

MEIO AMBIENTE 14 , novembro de 2023

Uma ave marinha foi resgatada próximo à Praia do Cruzeiro, no centro da cidade, pelos agentes ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal, na manhã da última quarta-feira, 8.

Trata-se de uma gaivota, da espécie Larus dominicanus, que estava debilitada, portanto, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) foi acionado para instruir sobre  encaminhamento para receber avaliação e cuidados veterinários, indicando à equipe contactar ao Inema, em razão da logística envolvendo controle e monitoramento da influenza: gripe aviária.

Esta ave, quando adulta, possui o dorso e as partes superiores das asas negras, enquanto a cabeça e as partes inferiores são brancas. O bico é amarelo, com uma mancha vermelha na ponta da maxila, e as pernas são amarelo-esverdeadas. Essa família de gaivotas pertence a um grupo de aves aquáticas, altamente adaptadas ao voo, com asas compridas e estreitas, pés relativamente curtos, com membranas natatórias. Podem ser solitárias ou gregárias, formando às vezes grandes colônias.

A espécie é amplamente distribuída por todo o hemisfério Sul, onde pode ser observada no litoral, bem como nas ilhas costeiras dos Oceanos Pacífico e Atlântico, nas Ilhas Malvinas e Península Antártica, Terra do Fogo e costa do Peru. No Brasil, é encontrada desde os estados do Rio Grande do Sul até o Espírito Santo.

Nesta época do ano, o litoral do Nordeste recebe essas visitantes de longe, que fogem do inverno e se recolhem nas praias quentinhas da região.

Disque Denúncia: 73 3012-8554 e WhatsApp 73 99824-6948.