Notícias

MIRANTE DAS FITAS MARCA ROTA GASTRONÔMICA EM ARRAIAL D’AJUDA

TURISMO 06 , dezembro de 2023

O Mirante das Fitas é um lugar especial e um dos mais instagramáveis da cidade, situado atrás da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. Após a revitalização do Mirante em 2020, onde há a tradição de se amarrar fitinhas e fazer um pedido de sorte, o espaço ganhou uma nova vida, com cena gastronômica de destaque no vilarejo.

Foram construídos um deck em madeira e a escadaria da ‘fonte da santa’ recebeu um mosaico em figuras ilustrativas da cultura local, que remonta toda a história do turismo religioso de Arraial d’Ajuda. A partir da transformação deste espaço, com revitalização do equipamento, paisagismo, história e arte, cresceu o número de empreendimentos gastronômicos, com bares e restaurantes trazendo mais movimento à vida noturna local.

Aproveitando a linda paisagem com uma linda vista para o mar e faixa de Mata Atlântica, o local é muito convidativo para encontros de amigos e famílias no fim de tarde, que se estende a jantares deliciosos, sempre com uma bela programação de música ao vivo.

Entre os restaurantes, estão Josefina, Zaza, Santo Porco, Mirante 54 e mais dois em fase de inauguração. Nesta rota existe alta gastronomia, cozinha contemporânea, cardápios com frutos do mar e comida típica baiana, com chefs reconhecidos na região. Enriquecendo o clima do Beco das Fitas e ao no Deck sempre há apresentações artísticas independente, com cantores locais.

Os empreendimentos têm propostas diferenciadas, como o bar temático Santo Porco em modelo boteco, oferecendo drinks autorais e comida de qualidade. “O objetivo dos empreendimentos é oferecer qualidade e experiência diferenciada neste lugar privilegiado”, destaca o empresário, Alessandro Batista.

A Rua Bela Vista tem uma importância histórica para Arraial d’Ajuda, com casas centenárias, tombadas pelo Patrimônio Histórico, algumas pertencentes à igreja e outras a moradores nativos, onde os padres jesuítas moraram no período da colonização. Além disso, é nesta área onde acontecem romarias anuais, com devotos à Nossa Senhora d’Ajuda que vêm de todo o Brasil celebrar os milagres da fonte.

O local reúne um público de bom gosto, que busca os valores desta identidade histórica, a brisa que vem do mar perfumada pelas matas nativas, refúgios para boas conversas e boa comida!


Galeria de Fotos


Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixar seu Comentário

Seu comentário ficará visível após a aprovação.

Atendimento de segunda a sexta, das 08h – 14h

Fone: (73) 3012-0017

E-mail: gabinetedoprefeito@portoseguro.ba.gov.br