ÓRGÃOS AMBIENTAIS UNEM FORÇAS PARA FORTALECER A CONSERVAÇÃO COSTEIRA EM PORTO SEGURO

MEIO AMBIENTE 06 , dezembro de 2023

No último dia 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAC), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA-BA) uniram esforços para realizar Visitas Técnicas em Projetos de Recuperação de Manguezais e Conservação da Linha Costeira no município de Porto Seguro.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Jânio Junior, enfatizou a importância da integração entre os órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) para atingir metas comuns. “A cooperação entre essas entidades é fundamental para fortalecer a preservação ambiental e promover a sustentabilidade do município”, disse, destacando que a ação conjunta representa um passo significativo na busca por práticas ambientais eficientes e alinhadas com os objetivos de conservação.

Durante as visitas técnicas, foi ressaltada a relevância do monitoramento para uma gestão costeira adequada. O acompanhamento constante permite compreender as alterações e impactos nos ecossistemas, viabilizando a adoção de medidas corretivas e preventivas necessárias. A iniciativa visa garantir a preservação dos recursos naturais e a manutenção do equilíbrio ambiental na região.

As autoridades presentes reforçaram o compromisso em continuar promovendo ações integradas, visando a conservação e recuperação dos manguezais, bem como a proteção da linha costeira de Porto Seguro. Essa colaboração estratégica entre os órgãos ambientais demonstra o empenho coletivo em construir um futuro mais sustentável para a cidade e suas comunidades.