Pelo segundo ano consecutivo, Porto Seguro sediou evento internacional de Triathlon

ESPORTE 25 , setembro de 2023

Cerca de 250 triatletas participaram neste domingo, 24, do Triathlon Internacional Porto Seguro, que reuniu os principais nomes do esporte na atualidade. A prova foi válida pelo Circuito Brasileiro de Triathlon de Longa Distância e garantiu classificação para o Mundial 2024, que será realizado na Austrália.

Com largada às 6h, na Rotatória 2, a prova teve início com a natação, com 1,9km, seguida por 70km de ciclismo em idas e voltas até a Praia do Mutá e 21km de corrida, levando os atletas a muita superação e fortes emoções. O grande campeão da prova foi Igor Amorelli, de Santa Catarina, com o tempo de 3h22min.

A médica e atleta Geórgia Zattar comentou sobre o nível de dificuldade da prova em Porto Seguro. "É uma prova dura e uma das mais difíceis que já participei, especialmente pelas condições climáticas", comentou a competidora que chegou em terceiro lugar no feminino.

Com apoio municipal da Secretaria de Esportes, a competição foi promovida em Porto Seguro pelo segundo ano consecutivo. “Estamos muito felizes por receber uma prova de tanta qualidade e oferecemos todo apoio para que nossa cidade fosse escolhida novamente para a sediar este importante evento”, afirmou o secretário municipal de Esportes, Hélio de Paula.

O presidente da Federação Baiana de Triathon (Febatri), Cleber Castro, relatou a importância da prova no cenário estadual e nacional, por ser na cidade onde iniciou a variação de longa distância e receber os maiores triatletas na sua história. “Porto Seguro era uma das poucas provas classificatórias para o mundial no Havaí, sendo a única no continente. Estamos resgatando esse marco agora com o apoio de diversas instituições, inclusive a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes”, comentou, destacando a inédita e oficial categoria indígena com a participação de um triatleta da tribo Pataxó.

Para o Prefeito Jânio Natal, que fez questão de participar do evento, foi uma grande honra para a cidade receber mais uma vez essa grande competição esportiva. “Nós incentivamos o esporte em nossa cidade, seja recebendo grandes competições como essa ou apoiando nossos atletas locais, pois acreditamos na transformação e na superação através do esporte”, completou o gestor municipal, destacando que os triatletas de Porto Seguro tiveram inscrições gratuitas na prova. “Parabenizo a todos e todas por serem exemplos de superação e força”, finalizou.