Porto Seguro conquista o Selo Prata de Boas Práticas no combate à transmissão vertical do HIV

SAÚDE 12 , dezembro de 2023

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Seguro recebeu nesta sexta-feira, 8, a Certificação do Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV.

O reconhecimento pelo Ministério da Saúde (MS) aconteceu após o município ter cumprido todas as metas estipuladas para a certificação.

O ato solene ocorreu no auditório Tribunal de Contas da União, em Brasília. A enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento - SAE/CTA, Silvia Daniela Lima da Silva, representou o município na cerimônia.

A Transmissão Vertical (TV) ocorre quando a doença passa da mãe para o filho no útero ou durante o parto. Quando seguidos as orientações e tratamentos recomendados durante o pré-natal, parto e pós-parto, mães que vivem com o HIV têm 99% de chance de não passar o vírus ao filho.

Os certificados de eliminação e selos de boas práticas para a eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis foram entregues a quatro estados e a 73 municípios brasileiros.