Prefeitura de Porto Seguro vai Licitar Serviços da Balsa

PREFEITO JÂNIO NATAL 07 , novembro de 2021

São constantes as reclamações sobre os altos preços e péssimos serviços oferecidos pelas empresas que operam a balsa, responsáveis pela travessia de pedestres e automóveis entre Arraial d"™Ajuda e Porto Seguro.

Essas reclamações demonstram que as empresas concessionárias, Buranhém e Rio Nave, não estão preparadas para atender à  alta demanda dos serviços. Estão há trinta anos explorando os serviços, através de uma concessão frágil, cheia de vícios e sem a eficiência necessária.

Diante desta realidade, a Prefeitura de Porto Seguro informou que irá promover, em breve, processo de licitação, para que empresas legalmente credenciadas e habilitadas a prestar os serviços possam apresentar suas propostas, sendo vencedora aquela que oferecer melhores condições de preços e desempenho.

Algumas exigências serão colocadas no processo licitatório. São elas:

- estrutura com maior segurança e conforto;

- sistema de cobrança eletrà´nica;

- sanitários masculino e feminino;

- pagamento também pelo cartão de crédito;

- preço dos serviços acessíveis e dentro da realidade da planilha de custos apresentada;

- tabela única de valores, sem cobrança diferenciada para moradores e não moradores;

- cobrança de valores unificados, em dias normais, feriados e fins de semana. É um absurdo a cobrança diferenciada em dias específicos!

O Prefeitura entende que, além dos altíssimos valores cobrados, as empresas (Buranhém e Rio Nave) oferecem péssimos serviços e não possuem sistema eletrà´nico, para que a Prefeitura possa cobrar o ISS (Imposto Sobre Serviços) em cima de um valor correto. Hoje, o pagamento é feito conforme estimativa das próprias empresas, sem qualquer tipo de controle municipal, estadual e federal e com valor bem menor que o real. A Prefeitura promete que cobrará os cinco anos anteriores, dentro do valor exato.

"Temos que acabar, de uma vez por todas, com a cobrança diferenciada entre moradores e não moradores. Vamos acabar, também, com a cobrança diferenciada, a mais, nos feriados e fins de semana. Já pensou, você ter que pagar a mais nas suas compras, nos feriados e fins de semana? Isto é um absurdo!!!! Vamos dar um basta nestas desordens que o município vem sofrendo, ao longo desses anos! ", garantiu o Prefeito Jânio Natal.