Programa Ensinar para Vencer promove a sua sétima formação para professores alfabetizadores

EDUCAÇÃO 25 , setembro de 2023

O Programa Ensinar para Vencer (EPV), resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Porto Seguro e a Associação Bem Comum, tem como objetivo principal capacitar o corpo docente da rede pública municipal de ensino. Atualmente, está realizando sua sétima formação destinada a professores alfabetizadores que ministram aulas nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, abrangendo as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Essa formação está agendada para ocorrer entre os dias 25 e 29 de setembro, no antigo Hotel Piazza Bella (SEDUC), com dois turnos de atividades, das 8h às 14h e das 13h às 17h.

Ao longo do ano, o programa planeja promover um total de oito formações, algumas das quais contarão com o suporte técnico e pedagógico de uma equipe de Sobral/CE, que se destacou pelos resultados bem-sucedidos na área educacional, tornando-se uma referência nacional. Nesta formação atual, estão participando 68 professores, com 45 deles no período da manhã e 23 no turno vespertino. No primeiro dia, 25 de setembro, as professoras formadoras Ana Leia Teodoro e Rossane Costa foram responsáveis por ministrar as atividades.

Dorley Dark, técnica pedagógica dos Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico (SEDUC), destacou a importância do programa ao mencionar que tem proporcionado resultados significativos, notáveis nas avaliações de fluência leitora dos alunos. Ela enfatizou que os componentes trabalhados pelo programa também estão sujeitos a avaliações externas, como as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), ressaltando os benefícios gerados pelo EPV na capacitação dos professores. Segundo ela, o alinhamento com a equipe de Sobral tem sido de grande valor, uma vez que além da formação continuada, há um acompanhamento e monitoramento nas escolas, o que tem impulsionado a qualidade da educação no município.