Demandas da educação indígena de Porto Seguro são apresentadas à gestão municipal

EDUCAÇÃO 07 , março de 2023

Com o objetivo de levar as demandas dos povos indígenas do município para o poder público, em especial aquelas atinentes à educação, foi realizada uma assembléia entre professores, lideranças pataxó e representantes da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, entre os dias 08 e 10/02, na Escola Municipal Indígena de Barra Velha, localizada na aldeia do mesmo nome. Durante o encontro, foram discutidas as especificidades da educação escolar indígena, a contratação de professores, entrega de mobiliário novo, ampliações e reformas de escolas.

Segundo o coordenador técnico pedagógico da Educação Indígena da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico de Porto Seguro – SEDUC -, Ângelo Pataxó, uma das reivindicações foi a realização de um concurso público para professores indígenas. “Temos algumas especificidades que precisam ser atendidas. Por exemplo, a educação pataxó é multilíngue, já que as crianças aprendem desde cedo a língua materna, o patxohã, e também estudam a língua portuguesa e o inglês na escola”, comentou.

Parceria com instituições de ensino superior

Ângelo enfatizou a necessidade do estabelecimento de parcerias com outras instituições para o fortalecimento das políticas educacionais do povo pataxó, como a confecção de livros didáticos voltados para essa população, produzidos por editoras e também através de programas como o Saberes Indígenas, do Governo Federal, que junto com o Instituto Federal da Bahia (IFBA), disponibilizou algumas publicações. Outra parceria exitosa foi com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que, junto com um grupo de pesquisadores pataxós, o Atxohã, produziu alguns exemplares de livros didáticos específicos.