ENTRE CULTURA E NATUREZA: IMERSÃO NAS ALDEIAS PATAXÓS DE PORTO SEGURO

CULTURA 09 , agosto de 2023

Explore as raízes culturais dos povos indígenas ao visitar suas aldeias ancestrais em Porto Seguro. São mais de 17 mil indígenas da etnia pataxó em todo o território municipal, tornando Porto Seguro o segundo município com a maior população indígena na Bahia.

O Censo Demográfico de 2022 revelou que 1.693.535 pessoas se autodeclaram indígenas no Brasil, representando 0,83% da população do país, distribuídas por 4.832 municípios. Os dados do Censo 2022 foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na segunda-feira, 7 de agosto.

Ao mergulhar nessa rica cultura, os turistas têm a oportunidade de conhecer mais de 20 aldeias acolhedoras em Porto Seguro e em seus distritos.

Algumas se destacam pela hospitalidade e pela estrutura aberta a visitantes, proporcionando uma verdadeira imersão em vivências inesquecíveis. Entre elas estão a Reserva da Jaqueira, a Aldeia Pataxo Mirapé, a Aldeia Novos Guerreiros, a Aldeia Porto do Boi, Xandó, Imbirina, Barra Velha (aldeia mãe), Pé do Monte e Aldeia Velha.

O QUE FAZER EM UMA ALDEIA:

Experiência cultural:

A imersão cultural é verdadeiramente única ao explorar a rica história e os costumes ancestrais por meio de pinturas étnicas, danças, música e atividades holísticas, enriquecendo a compreensão da cultura pataxó em uma experiência singular e memorável.

Contato com a natureza:

Enquanto percorrem trilhas, os visitantes têm a oportunidade de apreciar espécies raras de árvores nativas e pássaros exóticos. A natureza deslumbrante das reservas oferece um cenário único para a observação da biodiversidade, criando uma conexão especial entre os visitantes e o meio ambiente.

Culinária e artesanato:

Os visitantes podem saborear a culinária típica, como peixe envolto em folhas de patioba, bolos de aipim e ensopados de raízes com temperos variados. Além disso, podem levar para casa lembranças significativas feitas de sementes, madeira e fibras, conectando-se à herança dos pataxós.

Explore uma experiência enriquecedora que une cultura, natureza e sabores em Porto Seguro, e permita que a essência das aldeias pataxós crie memórias inesquecíveis.