Notícias

Grupo de golfinhos orca-pigmeias é resgatado em Porto Seguro

MEIO AMBIENTE 27 , abril de 2021

Banhistas de Porto Seguro foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira (26), pela presença de quatro golfinhos, da espécie orca-pigmeia, na praia de Ponta Grande. Esses mamíferos marinhos, geralmente, vistos em grandes grupos, foram trazidos pela correnteza até à  praia, ficando presos na orla por conta da maré baixa e bancos de areia. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi acionada e, imediatamente, enviou equipe para resgatar os animais que estavam na área rasa da praia e não conseguiam voltar ao mar. A área foi isolada e o Instituto Baleia Jubarte acionado, enviando veterinária para acompanhar os procedimentos. Após avaliação da condição dos cetáceos, constatou-se uma fêmea bastante debilitada, ferida na barriga e encalhada próximo à  areia, precisando de intervenção médica.

No inicio da tarde, a equipe técnica e os voluntários no local, com a ajuda de uma lancha disponibilizada pela Secretaria, uniram-se para salvar a vida dos golfinhos, escoltando-os até alto mar.

O coordenador de Fiscalização, Mackxuel Campeche, explica que outras situações envolvendo golfinhos foram ocasionadas por redes deixadas de forma irregular no mar e que este encalhe de orcas pigmeias é o primeiro registrado pela Secretaria de Meio Ambiente no município de Porto Seguro. "Estamos felizes com o resultado da ação, que com o apoio da lancha da fiscalização ambiental, do instituto Baleia Jubarte, Cippa, Projeto Budião e do Coral Vivo, conseguimos escoltar os animais até o alto mar, longe dos bancos de corais e dos recifes", concluiu.

Secom - Prefeitura de Porto Seguro


Galeria de Fotos


Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixar seu Comentário

Seu comentário ficará visível após a aprovação.

Atendimento de segunda a sexta, das 08h – 14h

Fone: (73) 3012-0017

E-mail: gabinetedoprefeito@portoseguro.ba.gov.br