Incêndio florestal na Aldeia Velha é controlado

MEIO AMBIENTE 17 , março de 2021

A operação de combate ao incêndio florestal na Aldeia Velha, em Arraial d"™Ajuda, em fase avançada de controle segue plano de trabalho envolvendo duas frentes de ataques para eliminar os focos restantes de fogo.

A primeira empenha-se na abertura de valeta com o uso de motosserra, enxadas, facões e pás, além de rescaldo no perímetro para impedir o avanço das chamas subterrâneas que atingem a vegetação do tipo turfas.  Já a segunda frente identifica os pontos de chamas do dia anterior, realizando o isolamento. Está sendo eficiente o uso do helicóptero do GRAER e da aeronave tipo Air tractor para diminuir a temperatura e aumentar a umidade do local, permitindo a efetividade do combate em campo.

Próximo ao desfecho final deste incêndio iniciado dia 4 de março, mais treze brigadistas do Ibama reforçaram a ação integrada, em um comando envolvendo representantes de vários órgãos como Funai, PrevFogo, Inema, Sema, Corpo de Bombeiros, voluntários para trabalho voltado à  alimentação e logística, Polícia Militar com helicóptero do Graer, Administração Distrital de Arraial d"™Ajuda e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Secom "“ Prefeitura de Porto Seguro