Porto Seguro cria núcleos pedagógicos para elevar nível de aprendizado dos alunos da rede municipal

EDUCAÇÃO 14 , julho de 2021

Com o objetivo de elevar o nível de aprendizado dos alunos da rede municipal, a Secretaria de Educação de Porto Seguro criou núcleos pedagógicos, que foram apresentados durante um encontro intersetorial, realizado no auditório do Ceame. Estiveram presentes os secretários de Educação, Dilza Reis; Governo e Comunicação, Miguel Ballejo, além de representantes das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Esportes.

"Através de parcerias com os diversos setores envolvidos no sistema de ensino, esses núcleos irão contribuir de forma efetiva para o fortalecimento da Educação Básica, fazendo a diferença no município", afirma a coordenadora Técnica Pedagógica da Secretaria de Educação, Verà´nica Rosa Pereira. Segundo ela, "as ações a serem desenvolvidas por cada núcleo visam a somar com a construção de uma educação de qualidade, com ética, responsabilidade e solidariedade, fortalecendo o diálogo com os diversos setores da sociedade."

De acordo com a secretária Dilza Reis, a principal preocupação da Prefeitura,  é com a aprendizagem dos alunos. "O foco é usar todos os meios e possibilidades para que as crianças aprendam de fato. Estamos desenvolvendo várias ações nesse sentido e uma delas é a criação dos núcleos, que são na verdade as células, onde estão armazenadas as ideias mais importantes, para que possamos monitorar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento de cada estudante. A meta é elevar o índice de desenvolvimento do município, através da Educação", salienta.

Os núcleos criados pela Secretaria Municipal de Educação são os seguintes: Núcleo de Apoio Tecnológico aos profissionais da Educação (NATE); Núcleo de Formação Continuada para os Profissionais da Educação (NUFOR); Núcleo de Apoio Psicossocial aos Profissionais da Educação (NAPE); Núcleo de Apoio à  Alfabetização de Porto Seguro (NALFA/PS); Núcleo de Apoio à  Saúde Escolar (NAS) e Núcleo de Avaliação Municipal da Educação Básica (NAEB).